
O uso de GPS (Global Positioning System) tem revolucionado a agricultura e trazido inúmeras vantagens ao produtor rural. Com o avanço desse tecnologia, hoje encontramos várias marcas e modelos de GPS no mercado. Os portáteis são menores do que um celular, o que proporciona praticidade ao usuário. Sua função é fazer a recepção e decodificação dos sinais dos satélites para medir áreas, definir coordenadas, armazenar dados, entre outros.
O uso do GPS traz melhorias no desenvolvimento e na gestão das atividades agrícolas, o que promove resultados surpreendentes para a economia do país. Parte integrante da agricultura de precisão, o GPS é uma avançada tecnologia para navegação e sensoriamento remoto. Seu uso otimiza a aplicação de insumos agrícolas sem erros quanto à localização e à quantidade, pois se trata de um aparelho preciso e eficiente. Com o GPS, o produtor rural pode:
->Fazer o direcionamento das máquinas agrícolas;
->Analisar os tempos variáveis de aplicação;
->Fazer o mapeamento da produção;
->Fazer o mapeamento em campo;
->Fazer a amostragem de solo;
->Inspecionar a colheita;
->Planejar o plantio;
->Medir áreas.
Além disso:
O uso do GPS na agricultura permite o trabalho em condições de baixa visibilidade no campo, como chuva, poeira, névoa e escuridão. Sem falar que todas as informações coletadas possibilitam o uso correto da água e do solo. Com essa tecnologia, o produtor rural ganha em economia, pois ela adequa o projeto de irrigação à propriedade.
Fora que o agricultor economiza com fertilizantes, defensivos e corretivos do solo. Dessa forma, ele torna o solo fértil e viabiliza o plantio de várias culturas, sem gastos exorbitantes com esses insumos. Sem falar que as infestações de pragas e plantas daninhas passam a ser controladas sem causar grandes impactos no meio ambiente.
Outra vantagem do uso do GPS na agricultura é o controle automatizado e remoto das máquinas, o que reduz as paradas, muito comuns quando o trabalho é realizado por pessoas. Entretanto, para aproveitar o máximo potencial dessa ferramenta é essencial investir em capacitação profissional de qualidade. Afinal, a precisão do GPS depende:
->Do treinamento da mão de obra;
->Da configuração do receptor;
->Da frequência do sinal recebido pelo aparelho;
->Da configuração do sistema durante o posicionamento do equipamento para uso.
Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola:
Mecanização em Pequenas Propriedades
Manutenção de Tratores Agrícolas
Treinamento de Tratorista - Operação do Trator e Regulagem de Implementos
Fonte: revistaagropecuaria.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.