
Quando se tem uma plantação o estímulo que é dado para as culturas crescerem faz com que consequentemente o mato e outras plantas se desenvolvam ali nessa terra, para isso o professor Afonso Peche Filho do Curso CPT de Mecanização em Pequenas Propriedades, nos ensina como controlar esse mato na área de cultivo e nas entrelinhas com o uso de máquinas.
Mesmo em culturas perenes, a presença de mato na área de cultivo é indesejável, devido à competição por água e nutrientes do solo. Mas, se o manejo for realizado de forma adequada, o mato exerce um papel muito importante, no aspecto de conservação do solo. Uma forma de fazer esse manejo adequado é realizando a técnica de roçar o mato. Os fruticultores vêm adotando a prática cultural de fazer o controle do mato nas entrelinhas da cultura de forma mecânica. Para isso, utilizam roçadoras tracionadas por microtratores.
O uso da roçadora permite que o mato cortado permaneça sobre o solo, formando uma cobertura morta. Essa cobertura, por sua vez, contribui sensivelmente para aumentar a taxa de infiltração de água no solo. Assim, se um volume de água infiltra através da superfície do solo, a parcela de água que fica disponível para escoar sobre a superfície do solo é muito pouca, reduzindo muito a possibilidade da ocorrência de erosão. Além disso, o maior volume de água infiltrada contribui para aumentar as reservas de água no solo e manter melhor controle de temperatura.
O procedimento adotado para deslocar uma roçadora do tipo montada deve ser realizado, realizando-se os seguintes passos:
• Primeiro passo: retirar os parafusos de fixação da torre de acoplamento da roçadora;
• Segundo passo: depois que os parafusos são soltos, retira-se a torre da posição em que se encontra, ou seja, do lado esquerdo da roçadora;
• Terceiro passo: Em seguida, a torre deverá ser deslocada para o lado direito da roçadora;
• Quarto passo: Deve-se fixar a torre no outro lado da roçadora, o que é feito conforme mostrado no filme;
• Quinto passo: coloca-se o eixo cardã, que transmite o movimento da TDP para o rotor da roçadora, entre as hastes da coluna da roçadora;
• Sexto passo: dar um pequeno giro, na caixa de transmissão, por onde o rotor da roçadora é acionado. Mas, para isso, será necessário soltar todos os parafusos, que prendem essa caixa ao chassi da roçadora. Em seguida, dá-se um pequeno giro na caixa de transmissão, de tal forma que todos os parafusos mudem uma posição para frente, para finalizar, faz-se o reaperto de todos os parafusos da caixa e também da torre de acoplamento, certificando-se de que o eixo cardã se encontra entre as barras da torre.
Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Mecanização Agrícola
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.