WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Adubador manual de cobertura: construa o seu!

O adubador manual de cobertura é um equipamento muito simples, de fácil construção, e permite que a adubação de cobertura seja realizada de forma mais eficiente e agradável para o operador

Adubador manual de cobertura: construa o seu!   Artigos Cursos CPT

 

O adubador manual de cobertura é um equipamento muito simples, de fácil construção, e permite que a adubação de cobertura seja realizada de forma mais eficiente e agradável para o operador. “Em média, uma pessoa, trabalhando 8 h/dia, poderá adubar entre 0,5 e um hectare. Além disso, trata-se de uma máquina que não provoca nenhum dano à cultura”, afirma Dr. Afonso Peche Filho, professor do Curso a Distância CPT Mecanização em Pequenas Propriedades.

Para construir esse adubador, utilizam-se materiais bem simples, baratos e de fácil acesso, tais como:


- Tubo de PVC, com 100 mm de diâmetro irá formar o depósito do adubador. O comprimento desse tubo não poderá ser nem muito grande nem muito pequeno, devendo ter uma medida adequada à altura do operador;
- Um funil deverá ser instalado na extremidade inferior do tubo de PVC. Esse funil deverá possuir orifício (saída) com diâmetro em torno de um centímetro; e
- Alça de madeira, que deverá ficar na parte superior do tubo de PVC, onde o operador irá segurar o adubador, facilitando a operação do equipamento.

Depois de confeccionado, o adubador poderá ser abastecido com o fertilizante. Para isso, ele deverá ser levado para a lavoura, onde será feita a adubação de cobertura. O abastecimento do depósito de fertilizante do adubador é uma tarefa bem simples, precisando apenas que o equipamento seja posicionado dentro da embalagem de fertilizante e, em seguida, utiliza-se um recipiente de tamanho adequado ao diâmetro do tubo de PVC para colocar o fertilizante dentro desse tubo.

Depois que o adubador estiver devidamente abastecido com o fertilizante, pode-se iniciar a adubação desejada da lavoura. Porém, ao deslocar-se com o adubador do local de abastecimento até a área que receberá a adubação de cobertura, será necessário ter o cuidado de fechar o orifício de descarga do adubo (saída do funil) com uma das mãos. Isso é feito, para que o adubo não seja aplicado em uma parte da área que não é ocupada pela lavoura, evitando-se, assim, o desperdício de fertilizante. Desse modo, quando chegar ao início da fileira de plantas, na qual será iniciada a adubação, é só liberar a saída do funil, para permitir a aplicação do fertilizante.

Imediatamente à abertura da saída de fertilizante, o operador deverá caminhar ao lado da fileira de planta, deslocando sempre com o adubador pendurado e próximo às plantas. Assim, à medida que ele for caminhando, o fertilizante será distribuído na forma de um filete contínuo, ficando sempre depositado paralelo à fileira de plantas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Mecanização Agrícola.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?