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Vantagens proporcionadas pelo franchising

Muitas são as vantagens obtidas com a adoção do sistema franchising como alternativa de expansão dos negócios de uma empresa

Vantagens proporcionadas pelo franchising.

 

Muitas são as vantagens obtidas com a adoção do sistema franchising como alternativa de expansão dos negócios de uma empresa.

As mais importantes são as seguintes:

→Maior velocidade na expansão dos negócios, uma vez que o franqueador contará contará com investimentos dos franqueados para promover a abertura de novas unidades;

→Maior distribuição e ocupação de novos mercados, resultando no aumento de vendas de produtos e/ou serviços, sem aumentar sua estrutura;

→Os esforços conjuntos de publicidade e comunicação, sejam em nível local ou nacional, aumentam a visibilidade e dão maior solidez à marca;

→Menor custo de supervisão, porque o franchising é o canal em que o franqueado, como dono de sua empresa, tem maior motivação, maior empenho e busca os melhores resultados;

→A interação com os franqueados permite unir esforços, adaptar ideias e desenvolver a rede;

→Diante dos fornecedores, o franqueador e seus franqueados se apresentam como uma grande rede, o que aumenta o poder de negociação, gera ganhos em escala e fortalece a marca;

Maior eficiência, uma vez que a gestão das franquias estará sob a responsabilidade de quem fez os investimentos financeiros necessários para a adequação e implementação da unidade;

Maior eficiência, uma vez que a gestão das franquias estará sob a responsabilidade de quem fez os investimentos financeiros necessários para a adequação e implementação da unidade e que conta com sucesso total para obter o retorno do capital investido no menor tempo possível;

Maior fortalecimento da marca, uma vez que os produtos e/ou serviços comercializados, por meio de uma rede de franchising, bem organizada e estruturada, chegarão ao consumidor final de forma diferenciada e bem apresentável, realçando a sua qualidade e agregando valor à marca.

O franqueado sempre busca melhorias para a franquia.

O franchising é o canal em que o franqueado, como dono de sua empresa, tem maior motivação, maior empenho e busca os melhores resultados.

Algumas limitações decorrentes da parceria via franchising:

→Perda parcial do sigilo, uma vez que muitos dos seus conhecimentos e segredos administrativos serão passados para os franqueados;

→Perda de parte dos controles operacionais, que passarão para as mãos dos franqueados, que não é funcionário da franqueadora; mas um parceiro que terá a responsabilidade e certa liberdade para administrar a sua unidade franqueada, seguindo as normas definidas no contrato de franquia;

→Perda do lucro operacional que teria, caso todas as unidades lhe pertencessem, dividindo o trabalho e o lucro com os franqueados;

→Autonomia parcial sobre a unidade franqueada, sempre amparada no que foi acertado no contrato de franquia;

→O franqueado, após aprender e ter o domínio da operação poderá, ao vencer o contrato, querer desvincular-se da rede e se transformar em um concorrente de grande potencial, dificultando ou até mesmo inviabilizando a abertura de uma nova franquia no território em questão, diminuindo, assim, a área de atuação da franqueadora.

Estas são, portanto, as principais vantagens e limitações que o empresário encontrará, ao tornar sua empresa uma franqueadora. Entretanto, inúmeras são as vantagens, que contribuem substancialmente para que o franchising dê resultados tanto para o franqueador como para o franqueado, que tem a oportunidade de contar com uma marca forte e devidamente estruturada.

Por Andréa Oliveira.

A interação com os franqueados permite unir esforços, adaptar ideias e desenvolver a rede.

A interação com os franqueados permite unir esforços, adaptar ideias e desenvolver a rede.

Confira os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora

Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas

Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas

Curso CPT de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Curso CPT Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1

Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

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