Muitas são as vantagens obtidas com a adoção do sistema franchising como alternativa de expansão dos negócios de uma empresa.
As mais importantes são as seguintes:
→Maior velocidade na expansão dos negócios, uma vez que o franqueador contará contará com investimentos dos franqueados para promover a abertura de novas unidades;
→Maior distribuição e ocupação de novos mercados, resultando no aumento de vendas de produtos e/ou serviços, sem aumentar sua estrutura;
→Os esforços conjuntos de publicidade e comunicação, sejam em nível local ou nacional, aumentam a visibilidade e dão maior solidez à marca;
→Menor custo de supervisão, porque o franchising é o canal em que o franqueado, como dono de sua empresa, tem maior motivação, maior empenho e busca os melhores resultados;
→A interação com os franqueados permite unir esforços, adaptar ideias e desenvolver a rede;
→Diante dos fornecedores, o franqueador e seus franqueados se apresentam como uma grande rede, o que aumenta o poder de negociação, gera ganhos em escala e fortalece a marca;
→Maior eficiência, uma vez que a gestão das franquias estará sob a responsabilidade de quem fez os investimentos financeiros necessários para a adequação e implementação da unidade;
→Maior eficiência, uma vez que a gestão das franquias estará sob a responsabilidade de quem fez os investimentos financeiros necessários para a adequação e implementação da unidade e que conta com sucesso total para obter o retorno do capital investido no menor tempo possível;
→Maior fortalecimento da marca, uma vez que os produtos e/ou serviços comercializados, por meio de uma rede de franchising, bem organizada e estruturada, chegarão ao consumidor final de forma diferenciada e bem apresentável, realçando a sua qualidade e agregando valor à marca.
O franchising é o canal em que o franqueado, como dono de sua empresa, tem maior motivação, maior empenho e busca os melhores resultados.
Algumas limitações decorrentes da parceria via franchising:
→Perda parcial do sigilo, uma vez que muitos dos seus conhecimentos e segredos administrativos serão passados para os franqueados;
→Perda de parte dos controles operacionais, que passarão para as mãos dos franqueados, que não é funcionário da franqueadora; mas um parceiro que terá a responsabilidade e certa liberdade para administrar a sua unidade franqueada, seguindo as normas definidas no contrato de franquia;
→Perda do lucro operacional que teria, caso todas as unidades lhe pertencessem, dividindo o trabalho e o lucro com os franqueados;
→Autonomia parcial sobre a unidade franqueada, sempre amparada no que foi acertado no contrato de franquia;
→O franqueado, após aprender e ter o domínio da operação poderá, ao vencer o contrato, querer desvincular-se da rede e se transformar em um concorrente de grande potencial, dificultando ou até mesmo inviabilizando a abertura de uma nova franquia no território em questão, diminuindo, assim, a área de atuação da franqueadora.
Estas são, portanto, as principais vantagens e limitações que o empresário encontrará, ao tornar sua empresa uma franqueadora. Entretanto, inúmeras são as vantagens, que contribuem substancialmente para que o franchising dê resultados tanto para o franqueador como para o franqueado, que tem a oportunidade de contar com uma marca forte e devidamente estruturada.
Por Andréa Oliveira.
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