WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Primeiros passos para montar o próprio negócio

Conheça seu perfil, faça cursos, tenha a mente aberta e amplie suas estratégias

No momento inicial, conhecer o próprio perfil é mais importante que fazer uma pesquisa de mercado.

Ter um próprio negócio: sonho de muitos, coragem de poucos. O fascínio da autonomia chama a atenção de muitas pessoas. Mas, o medo dos riscos é o pesadelo da maioria. O grande vilão dessa história é a falta de planejamento. Ter conhecimento e dados de pesquisa fazem toda a diferença entre os empresários de sucesso e os que ficam no vermelho.

O importante é se capacitar, conhecer bem o mercado em que o seu negócio se enquadra. Quem são meus concorrentes? Quem são meus consumidores? Os produtos sofrem alguma sazonalidade? Como trabalhar as campanhas de marketing? Essas e outras perguntas específicas para cada negócio devem ter respostas precisas. Mas, quais são as primeiras providências para começar um negócio?

Conheça o próprio perfil


Inicialmente, é preciso escolher em qual segmento deseja trabalhar. Por isso se pergunte: dentre as oportunidades que se apresentam, quais são as minhas preferências? Com essa decisão, reflita sobre as funções que você, como dono da empresa, terá que exercer. Se isso tudo lhe agrada, ótimo! Você pode seguir em frente. Caso não, pare nesse ponto mesmo.

É possível que você não possua todas as qualidades e competências essenciais para a atividade. Capacitação pode solucionar alguns conhecimentos importantes, mas caso seja necessário, pode-se pensar em um sócio.

Faça cursos

O medo dos marinheiros de primeira viagem surge justamente desse despreparo.

Leia, busque conhecimentos, estude alternativas, participe de eventos, faça cursos de empreendedorismo e gestão, instigue o inovador e o criativo. Com essas palavras mágicas se transformando em atitudes, promove-se as condições fundamentais para abrir um negócio.

Dar os primeiros passos fica mais fácil quando se domina as informações. Saber gerenciar os negócios não possui validade somente na implantação. Quanto mais você se desenvolver, mais se sentirá seguro e preparado para minimizar os obstáculos e riscos que poderão surgir ao longo do caminho.

Esteja aberto a críticas e sugestões

O brainstorm ajuda a espantar o medo de empreender e deixa o empresário atento a novas sugestões.

Você já ouviu falar em brainstorm? Essa técnica tem sido usada por muitas empresas e equipes inovadoras. Traduzido, o termo tempestade de ideias é uma das maneiras de clarear o pensamento, permitindo que todas as pessoas envolvidas no projeto falem tudo o que vier à cabeça com relação ao negócio.

O exercício é ótimo! Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o conhecimento cresce quando compartilhado e usado, mas escolha pessoas de confiança, estimulando-as e recompensado-as”.

Amplie suas estratégias

Não caia na tentação de abraçar a primeira ideia que surgir. O empreendedor precisa ter um leque de opções que respaldem o negócio e minimizem os erros na criação. Várias possibilidades de investimento podem trazer mais trabalho na hora das análises e planejamento. Mas ao mesmo tempo, essa exploração possibilitará uma escolha mais precisa e estável.

Seja criativo e busque novos horizontes. Por exemplo, se é um restaurante self-service pela manhã, a noite você pode servir um “mexidão” ou preparar lanches, atingindo outro público-alvo. Isso permite angariar um lucro maior que o esperado, pois paga-se um único aluguel para dois empreendimentos, ou três, caso queira planejar um espaço para uma cafeteria ou sorveteria.

Não caia na tentação de abraçar a primeira ideia que surgir.

Para finalizar, reflita no que o professor José Geraldo Barbosa disse no curso Como Montar uma Floricultura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.  “Abrir o próprio negócio e ser um microempresário é iniciar uma aventura num mundo de muitos empreendimentos, de pequenas a grandes empresas. Por isso, tenha amor, seja dedicado ao que vai fazer. É muito comum encontrarmos pessoas que, a partir do momento que se julgam donas de seus negócios e se tornam patrões de si mesmas, começam a relaxar. Se você pretende obter êxito, a dedicação e o empenho são fundamentais”.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Administar Pequenas Empresas

 

 

 

 

Calculadora CPT: Calcule de forma correta o salário do seu empregado

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?