A equipe deve ser prioridade de um chefe. Motivar e apoiar devem ser as principais intenções dele, para que sua equipe obtenha sucesso. Porém, mesmo um excelente chefe, pode cometer alguns erros com seus funcionários. Em todos os casos, mais do que boas intenções, é preciso ter cuidado com o que é falado, para não causar atrito entre seus funcionários.
Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, explica que a boa relação entre chefe e chefiados é fundamental para o sucesso de empresas, pois equipe em harmonia trabalha melhor e, por consequência, tem um melhor índice de produtividade.
Confira a seguir uma lista com o que nunca deve ser dito aos funcionários pelo chefe:
Nunca diga a um funcionário ou a um grupo quando um membro da equipe está com problemas no trabalho
Isso é muito comum: um funcionário está com problemas no trabalho e o chefe pede a outro funcionário para ajudá-lo. Isso é desconfortável para todas as partes, pois o funcionário com problema precisa de mais treinamento ou orientações, por exemplo. Ele com certeza não precisa de que a equipe toda saiba sobre seu problema ou, pior, ser julgado por estar na empresa há tanto tempo e ter problema em desempenhar suas funções.
Nunca diga o salário
Nunca diga a um funcionário quanto o outro ganha. Além de desestabilizar a equipe, pode gerar uma disputa não sadia, jogando um funcionário contra o outro.
Nunca diga que você está atrás de outro emprego
Vimos acima que é preciso motivar e apoiar a equipe. Mas, que tipo de motivação sua equipe terá se souber que você está procurando outro emprego, isto é, não está satisfeito com a empresa?
Nunca revele simpatias e antipatias
É fato que em todo ambiente empresarial há alguns conflitos. Porém, como chefe, você não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta, por exemplo, o em quem confia e em quem não confia.
Nunca revele suas aspirações políticas na empresa
Constantemente estamos em busca de aperfeiçoamento e, consequentemente, cargos mais altos e salários melhores. Porém, isso não deve ser revelado à sua equipe.
Nunca compartilhe com a equipe informações pessoais, da personalidade ou peculiaridades sobre algum funcionário
A famosa “fofoca” deve ser evitada. Você, na função de chefe, também deve saber guardar consigo as informações pessoais que você escuta de um de seus chefiados.
Nunca revele descontentamento com o grupo
Como líder, caso você não esteja satisfeito com sua equipe, é preciso olhar para o próprio umbigo e tentar perceber onde você também está errando. A equipe é reflexo do seu comando.
Nunca critique a empresa
Caso você tenha recebido críticas mais duras ou tenha sido “maltratado” pela empresa, isso deve ficar guardado pra você. Ser um chefe também pressupõe “suportar” essa carga sozinho.
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Fonte: MSN Dinheiro – msn.com
por Renato Rodrigues
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