Existem diversos conceitos que podemos usar a nosso favor na administração de um negócio, um bom gerente sempre estará a par das definições. Para nós, os custos serão os valores necessários para comprar ou transformar um determinado produto, assim afirma o professor Marcos Lanna do Curso CPT de Treinamento de Gerente de Loja.
''custo é a expressão, monetariamente quantificada, da utilização de recursos para adquirir ou processar um determinado bem, seguindo a sua cadeia de agregação de valores no âmbito de uma organização''.
Dessa forma, se comercializamos na nossa empresa mercadorias que já adquirimos prontas (roupas, por exemplo), os valores de compra desses produtos serão considerados como custos.
Conceitos básicos de custo:
1. Custos fixos: são aqueles que, num determinado tempo, não apresentam variações significativas, proporcionais ao aumento ou decréscimo das vendas. Como exemplo, podemos citar o aluguel do galpão onde está instalada uma fábrica de móveis. Se a empresa vender mais ou menos, não acarretará nenhuma variação no aluguel em questão. Caso o dono do imóvel solicite um aumento no valor, nós teremos simplesmente uma variação de valor. O montante a ser pago continua não sendo influenciado pelas vendas do período.
2. Custos variáveis: de forma contrária do primeiro, os custos variáveis flutuam proporcionalmente aos volumes de produção ou venda. Consideremos que a empresa em questão fabrica cadeiras. A madeira utilizada terá variações proporcionais ao volume produzido / comercializado. Além de ser inerente ao processo da empresa (custo), ainda varia proporcionalmente à ''demanda''.
3. Custos diretos: são os que estão fortemente associados à produção. A madeira citada no item "custos variáveis" também é um custo direto. O salário dos funcionários da produção é um custo direto, mas não variável. Caso eles ganhem comissão por produção esse custo será direto e variável.
4. Custos indiretos: é claro que, para serem considerados como custos, os valores precisam estar associados à produção, mas, nesse caso, não estão tão claros assim. Vejamos alguns exemplos: salários e encargos dos supervisores, energia elétrica da fábrica, custos com manutenção de máquinas, etc.
Necessário observar que as despesas também poderão ser fixas ou variáveis. Esses dois conceitos serão essenciais, quando estivermos calculando os preços de venda.
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Por Eduardo Silva Ribeiro.
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