WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado serve para que a empresa enxergue tudo o que está a sua volta, para que se torne competitiva

Inteligência de mercado - imagem ilustrativa

Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento, explica de forma resumida que a inteligência de mercado é uma habilidade essencial para os empreendedores modernos, principalmente aqueles que precisam encarar decisões arriscadas constantemente.

Ela diz respeito à capacidade de reter e selecionar informações relevantes para o negócio, visando sempre à antecipação de conflitos e resoluções, a qual gera vantagens competitivas no mercado.

Sua empresa está ligada no mercado? Para obter o sucesso, não basta somente criar um negócio inovador, por exemplo. É preciso estar atento a tudo o que se passar no mercado, conhecendo-o profundamente para que seja possível sobreviver e se destacar nele. O velho costume de olhar somente para o próprio umbigo já não serve mais: é necessário observar tudo o que está a sua volta.

E é para isso que serve a inteligência de mercado! A partir dela, colhe-se e analisa-se informações externas, que serão importantes para orientar a tomada de decisões em sua empresa.

O que é a inteligência de mercado?

Também conhecida como inteligência competitiva, a inteligência de mercado nada mais é do que a realização de coleta e processamento de dados sobre o mercado no qual a empresa está ou a que pretende ingressar. Tem como principal objetivo entender o que se passa do lado de fora da empresa, para aumentar a competitividade. Dentre outros pontos, a inteligência de mercado ajuda a:

- Avaliar a visão que os clientes têm sobre o produto/serviço;
- Verificar se o valor cobrado por ele está de acordo com o mercado;
- Identificar diferenciais;
- Perceber como a marca é vista pelos clientes;
- Conhecer os atuais clientes e os em potencial;
- Controlar os passos da concorrência;
- Entender vários aspectos do mercado.

Por que é importante ter inteligência de mercado?

A partir de uma boa pesquisa, empresas conseguem:

Agir mais rápido

Ao mapear as movimentações do mercado, é possível agir de forma mais ágil para evitar problemas futuros. Ao identificar, por exemplo, que seu concorrente deseja lançar um novo produto ou ampliar o sue negócio, você consegue pensar em estratégias para evitar que isso abale a sua empresa.

Aprender com o erro

Sejam os próprios ou os do outro, os erros sempre servem de lição. Por exemplo, ao verificar que os clientes estão insatisfeitos com o valor do seu produto ou serviço, é possível ajustá-lo. Ainda, ao identificar que estão insatisfeitos com erros do seu concorrente, você tem a oportunidade de pensar em alguma ação para solucioná-lo, trazendo para si os clientes que antes compravam na concorrência.

Ter um diferencial

O mercado está abarrotado de empresas iguais umas às outras, que só mudam o nome. A partir do momento que você consegue analisar e conhecer seu público, é possível criar uma boa experiência de compra para conquistá-lo.

Identificar oportunidades

Será que, mesmo com várias empresas atuando de forma semelhante, ainda falta algo? Com a inteligência de mercado, identifica-se pontos que podem ser melhor explorados pela empresa e, consequentemente, que se tornem impulsionadores para o crescimento do seu negócio.

Inovar

A inovação é palavra de ordem no meio empreendedor. A sociedade está em constante mudança e os produtos e serviços precisam acompanhá-la. Com o monitoramento do mercado, a empresa consegue conhecer tendências e o que há de novo para o segmento, facilitando a criação de produtos e serviços inovadores.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento
Empreendedorismo e Inovação
Como Montar e Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Meetime – meetime.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!