
Negociar salários não deve ser um bicho de sete cabeças, é uma etapa muito importante e definirá o tipo de empresa você quer administrar. É sempre bom tomar alguns cuidados para sentir-se mais seguro e tentando agradar às duas partes da melhor forma possivel, siga as dicas do professor Nelson Maciel do Curso CPT de Negociação — Técnicas e Estratégias de Sucesso.
Negociar salário não é um bicho de sete cabeças como parece. Nesse momento delicado, é sempre bom tomar alguns cuidados para sentir-se mais seguro na hora H. Tome alguns cuidados:
1. Conheça bem a empresa em que você trabalha; política salarial, cultura, estilo de gestão. Procure, se possível, obter dados sobre sua situação financeira, endividamento, participação de mercado, faturamento.
2. Saiba a hora certa de pedir. Evite solicitar aumentos em épocas de despesas altas ou de vacas magras. Nesses momentos, as pessoas estão mais tensas, preocupadas e menos dispostas a ceder. Analise se o dia é propício; se há tranquilidade e harmonia no ar.
3. Mostre seu valor. Prove para seu superior que você vale cada centavo que pedir. Se você não gerou resultados para a empresa ou não fez seu trabalho como devia, pode receber um não como resposta.
4. Seja justo e razoável. Não despreze alternativas na negociação e nunca exagere. Considere vantagens e não apenas o dinheiro. Seja flexível; suave e educado. Quem chega com nervosismo, empáfia ou inflexibilidade não obtém o que quer e pode até perder o emprego.
Algumas vantagens como redução da jornada de trabalho, pagamento de despesas, período extra de férias, são mais baratas para o empregador e, portanto, mais fáceis de serem concedidas. Se você conseguir o aumento salarial tão sonhado, ótimo. Se não conseguir, relaxe. Não desista. Reflita sobre seu desempenho e num momento oportuno volte a tocar no assunto.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.