WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inovar com baixo risco é mesmo possível? Sim, é!

É impossível, quando estamos falando de ser destaque no mercado, não falarmos de inovação, e da mesma maneira é impossível não falarmos de risco quando estamos falando de inovação

Inovar com baixo risco é mesmo possível? Sim, é!   Artigos Cursos CPT

 

É impossível, quando estamos falando de ser destaque no mercado, não falarmos de inovação, e da mesma maneira é impossível não falarmos de risco quando estamos falando de inovação. No entanto, existem alguns conceitos e ferramentas que auxiliam os empreendedores a ter um planejamento que envolve menor risco e inovação de maneira estruturada.

“Há muitos benefícios em inovar. Com inovação destaca-se no mercado, saindo à frente da concorrência. Dessa maneira, o empreendedor se torna referência no mercado. Além desses ganhos, também aprende a enxergar oportunidades no mercado”,afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

Diferentes porém entrelaçados


O que é risco? Risco é a probabilidade de insucesso de determinado empreendimento em função de um acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados. Risco é a probabilidade de algo dar errado. Quando o risco é alto, a probabilidade de algo dar errado é alta e, quando o risco é baixo, a probabilidade é baixa.

O que é inovação? Inovação é aquilo que é novo, coisa nova, novidade. Inovação é aquilo que é pioneiro, aquilo que é em primeira mão, o que ninguém ainda trouxe para o mercado. É entrar num terreno que ninguém entrou, andar por onde ninguém andou, entrar num caminho novo e desbravar o desconhecido.

Por que estão ligados? Quando se está caminhando por um terreno não desbravado antes, não se sabe o que vai encontrar pela frente. Imagine alguém entrando por uma mata nunca explorada: ele não vai saber o que vai encontrar pela frente, quais plantas, animais, cavernas, abismos, etc… da mesma maneira, quem está inovando corre riscos por andar nesse novo terreno.

Não é possível inovar sem correr risco. Quando a inovação é baixa ou insignificante o risco é entregar mais do mesmo, cair na mesmice ou apenas trocar a roupagem. Isso não vai te destacar no mercado. É andar e cair no lugar comum. Quando a inovação é de alta o risco também o é. Portanto, o risco de errar é também alto.

Se esses dois conceitos estão intimamente ligados, é possível minimizar o risco de uma inovação? A resposta é sim. Inventando ou reinventando há possibilidade de inovar a baixo custo e ter sucesso desde levantamentos sejam feitos antes de se aventurar. São eles:


- Defina e entenda o seu público-alvo: quem é e como ele é;
- Pesquisa de mercado: sua inovação será útil para o mercado, quais serão os benefícios?;
- Estudo prévio da área: faça uma lista dos seus concorrentes, seus produtos, serviços, benefícios;
- Real utilidade: levante os benefícios que sua empresa levará para o mercado em que atuam;
- Valorização e preço: saiba quanto o seu produto ou serviço é valorizado pelo mercado;
- Foco: o que o mercado realmente quer. Quais são as reais necessidades dos consumidores?;
- Não reinvente a roda, ofereça algo diferente.

Como você está entrando em um terreno desconhecido, não existem parâmetros de ser certo ou errado, por isso as análises devem ser bem feitas. A melhor forma de não tomar prejuízos é “não se aventurar mata a dentro sem um estudo prévio da área e as ferramentas certas para auxiliar na aventura. No mais, é coragem e vontade de vencer.”

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- QUESTIONAR abre pensamentos, alarga horizontes e enxerga possibilidades
- Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!