WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Inovar com baixo risco é mesmo possível? Sim, é!

É impossível, quando estamos falando de ser destaque no mercado, não falarmos de inovação, e da mesma maneira é impossível não falarmos de risco quando estamos falando de inovação

Inovar com baixo risco é mesmo possível? Sim, é!   Artigos Cursos CPT

 

É impossível, quando estamos falando de ser destaque no mercado, não falarmos de inovação, e da mesma maneira é impossível não falarmos de risco quando estamos falando de inovação. No entanto, existem alguns conceitos e ferramentas que auxiliam os empreendedores a ter um planejamento que envolve menor risco e inovação de maneira estruturada.

“Há muitos benefícios em inovar. Com inovação destaca-se no mercado, saindo à frente da concorrência. Dessa maneira, o empreendedor se torna referência no mercado. Além desses ganhos, também aprende a enxergar oportunidades no mercado”,afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

Diferentes porém entrelaçados


O que é risco? Risco é a probabilidade de insucesso de determinado empreendimento em função de um acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados. Risco é a probabilidade de algo dar errado. Quando o risco é alto, a probabilidade de algo dar errado é alta e, quando o risco é baixo, a probabilidade é baixa.

O que é inovação? Inovação é aquilo que é novo, coisa nova, novidade. Inovação é aquilo que é pioneiro, aquilo que é em primeira mão, o que ninguém ainda trouxe para o mercado. É entrar num terreno que ninguém entrou, andar por onde ninguém andou, entrar num caminho novo e desbravar o desconhecido.

Por que estão ligados? Quando se está caminhando por um terreno não desbravado antes, não se sabe o que vai encontrar pela frente. Imagine alguém entrando por uma mata nunca explorada: ele não vai saber o que vai encontrar pela frente, quais plantas, animais, cavernas, abismos, etc… da mesma maneira, quem está inovando corre riscos por andar nesse novo terreno.

Não é possível inovar sem correr risco. Quando a inovação é baixa ou insignificante o risco é entregar mais do mesmo, cair na mesmice ou apenas trocar a roupagem. Isso não vai te destacar no mercado. É andar e cair no lugar comum. Quando a inovação é de alta o risco também o é. Portanto, o risco de errar é também alto.

Se esses dois conceitos estão intimamente ligados, é possível minimizar o risco de uma inovação? A resposta é sim. Inventando ou reinventando há possibilidade de inovar a baixo custo e ter sucesso desde levantamentos sejam feitos antes de se aventurar. São eles:


- Defina e entenda o seu público-alvo: quem é e como ele é;
- Pesquisa de mercado: sua inovação será útil para o mercado, quais serão os benefícios?;
- Estudo prévio da área: faça uma lista dos seus concorrentes, seus produtos, serviços, benefícios;
- Real utilidade: levante os benefícios que sua empresa levará para o mercado em que atuam;
- Valorização e preço: saiba quanto o seu produto ou serviço é valorizado pelo mercado;
- Foco: o que o mercado realmente quer. Quais são as reais necessidades dos consumidores?;
- Não reinvente a roda, ofereça algo diferente.

Como você está entrando em um terreno desconhecido, não existem parâmetros de ser certo ou errado, por isso as análises devem ser bem feitas. A melhor forma de não tomar prejuízos é “não se aventurar mata a dentro sem um estudo prévio da área e as ferramentas certas para auxiliar na aventura. No mais, é coragem e vontade de vencer.”

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- QUESTIONAR abre pensamentos, alarga horizontes e enxerga possibilidades
- Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!