WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!

Regras existem para serem cumpridas, mas nada impede que elas sejam questionadas e, quem sabe, melhoradas

Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!   Artigos Cursos CPT

 

Um importante aspecto relacionado aos limites da criatividade e ao uso do pensamento difuso são as regras. “Regras existem para serem cumpridas, mas nada impede que elas sejam questionadas e, quem sabe, melhoradas”, afirma Thiago Baptista, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores.

O maior problema da obediência cega às regras é a tendência a fazer as pessoas tratarem os problemas e as situações vivenciadas como se fossem sistemas fechados e com padrões definidos. Não seria melhor, pelo menos mentalmente, considerar os problemas sob a ótica dos sistemas abertos, para os quais muitas mudanças podem ser discutidas e testadas, mesmo que a maior parte não seja adotada definitivamente?

Desde a infância, a cultura civilizada faz enorme pressão sobre as pessoas para que obedeçam às regras, sendo esse um dos primeiros valores aprendidos pelas crianças: obedecer. A ideia de estabelecer limites de comportamento para crianças e adolescentes acaba sendo confundida como limite ao pensamento, afinal, ensinar regras não deveria significar limitar o pensamento.

Na ânsia de fazer as regras serem obedecidas, a sociedade tende a colocá-las como inquestionáveis e imutáveis, o que não é verdade, já que até mesmo as leis e as normas têm uma existência dinâmica, na qual as mudanças ocorrem ao longo do tempo.

Num mundo de regras colocadas como inquestionáveis, as pessoas vão se sentir mais seguras se as seguirem, em vez de questioná-las. Isso faz como que as regras rígidas enquadrem os comportamentos, de tal maneira que, na escola, passa a ser muito mais importante tirar uma boa nota no final do ano do que questionar e aprender mais do que está sendo ensinado. Todo aluno será muito bem recompensado se devolver a informação na prova exatamente do jeito que recebeu. Se o aluno quiser trabalhar novas ideias e abordagens a respeito do conteúdo, na maior parte das vezes, o fará fora do contexto da escola.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- QUESTIONAR abre pensamentos, alarga horizontes e enxerga possibilidades
- Empreendedorismo? Conheça o pensamento concreto e pensamento difuso!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!