Apesar da enorme concorrência para a comercialização de produtos alimentícios, apostar nas ideias, mesmo que sejam simples, e acreditar que tudo é possível faz dos sonhos atitudes fantásticas, capazes de tornar um simples comerciante em um empreendedor de sucesso. O que é preciso fazer para isso acontecer? Simples: ter muita criatividade, coragem, força de vontade e persistência para se destacar frente à concorrência.
Comerciantes de pipocas, os pipoqueiros, na grande cidade de São Paulo, por exemplo, descobriram o caminho certo para o sucesso e têm feito da imaginação um diferencial para atrair a clientela. Os mecanismos utilizados para fidelizar os clientes são muitos e, diga-se de passagem, quanto mais melhor. Entre eles destacam-se:
- Insumos de qualidade;
- Diversificação dos produtos, tamanhos e sabores;
- Qualidade no atendimento;
- Equipamentos e utensílios limpos e bem cuidados;
- Roupas adequadas e sempre limpas, como jaleco ou avental, touca e outros;
- Higiene pessoal;
- Limpeza do ambiente;
- Brindes;
- Promoções;
- Carrinhos personalizados;
- Embalagens criativas; e
- Outros.
O importante para o negócio prosperar é saber agradar e encantar as pessoas, já que quando satisfeitas, além de voltarem sempre, fazem propaganda positiva para outras pessoas, angariando ainda mais clientes. Uma boa dica para quem quer investir neste ramo é que se faça uma séria pesquisa de mercado, ouvindo atentamente os desejos dos futuros clientes, anotando todas as críticas (positivas e negativas) e sugestões, antes de investir no próprio negócio. É bom que o empreendedor saiba, desde já, que deverá investir seu capital naquilo que o mercado quer, que é o mercado quem manda, e que terá de se adaptar a ele se quiser sobreviver. Simples assim!
Outra dica de grande importância é nunca ignorar a concorrência, por mais insignificante que ela pareça ser. Afinal, qualquer um pode agregar valor aos seus serviços e se fazer aparecer para a multidão. Um bom comerciante, então, deve olhar para seus concorrentes com o mesmo respeito que olha para a sua clientela e para não perder espaço para eles, deverá aprimorar seus serviços de forma que tenha sempre um diferencial.
Se há garantias de o investimento dar certo? Claro que não. Tudo dependerá de como você enxerga o seu próprio negócio, do quanto acredita nele, de como vai trabalhar para que ele prospere e, por fim, de como enfrentará os problemas que surgirão no dia a dia e seguir em frente, administrando o seu pequeno negócio como se fosse uma grande empresa.
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Por Silvana Teixeira.
Fonte: Fantástico/Rede Globo.
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Comentários
ALDO ANTÔNIO BOROTTO
2 de nov. de 2017Achei muito importante as orientações e indispensáveis para um início e permanência de um negócio razoável
Resposta do Portal Cursos CPT
3 de nov. de 2017Olá Aldo,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos