WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando Motivação? Conheça Hierarquia das Necessidades de Maslow!

No campo da administração, a expressão “pessoa motivada” significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa

Estudando Motivação? Conheça Hierarquia das Necessidades de Maslow!   Artigos Cursos CPT

O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental. A palavra motivação indica as causas ou motivos que produzem determinado comportamento. “No campo da administração, a expressão “pessoa motivada” significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.

É consenso entre os estudiosos do tema que as pessoas são motivadas essencialmente pelas necessidades. Quanto mais forte a necessidade, mais intensa é a motivação. Uma vez satisfeita a necessidade, extingue-se o motivo que movimenta o comportamento e a motivação então cessa.

“O administrador deve conhecer as necessidades humanas para compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida nas organizações” (Chiavenato, 2004, p. 264). Dentre os autores que contribuíram para consolidar as teorias motivacionais, três se destacam: Abraham Maslow (1980-1970); Douglas McGregor (1906-1964) e Frederick Herzberg (1923-2000).

Hierarquia das necessidades de Maslow


Maslow foi um dos precursores das pesquisas motivacionais. Ele classificou as necessidades humanas em cinco níveis: fisiológicas, de segurança, sociais, de autoestima e de autorrealização, colocando-as em uma escala representada por uma pirâmide, como ilustrado na Figura abaixo, que ficou conhecida como Pirâmide de Maslow.

 

Hierarquia das necessidades de Maslow    Artigos Cursos CPT

Hierarquia das necessidades de Maslow


1- Necessidades fisiológicas
Dispostas no nível mais baixo da hierarquia, estão relacionadas ao instinto de sobrevivência: alimento, abrigo, repouso, exercício, sexo e outras necessidades orgânicas.

2- Necessidades de segurança
Nesse nível estão as necessidades de segurança, que surgem quando as necessidades fisiológicas já estão relativamente supridas; trata-se da necessidade de proteção contra ameaças, como as de perder o emprego e riscos à integridade física e à sobrevivência.

3- Necessidades sociais
Surgem quando as necessidades inferiores já estão satisfeitas. São as necessidades de amizade, afeto, interação e aceitação dentro do grupo e da sociedade. Quando estão suficientemente supridas, o indivíduo tende a se tornar resistente e hostil às pessoas que o cercam; na via oposta, a frustração conduz à falta de adaptação social e ao isolamento.

4- Necessidades de estima
Estão relacionadas com a maneira como o indivíduo se vê e se avalia, ou seja, a autoestima e também a estima por parte dos outros, independência e autonomia. Sua satisfação conduz a sentimentos de autoconfiança, prestígio, poder e utilidade. Sua frustração produz sentimentos de inferioridade, fraqueza e desânimo.

5- Necessidade de autorrealização
Necessidades que estão no topo da pirâmide. Supridas todas as necessidades hierarquicamente inferiores, o indivíduo passa a almejar o autodesenvolvimento contínuo, visando a utilizar o potencial de aptidões e habilidades de realização pessoal.

A Pirâmide de Maslow segue uma hierarquia, ou seja, não é possível satisfazer as necessidades de escalas mais altas sem antes satisfazer as necessidades mais básicas. Uma vez atendida, a necessidade perde sua força motivadora e a pessoa passa a ser motivada pelo nível seguinte de necessidades.

De acordo com essa teoria, as pessoas estão em processo de desenvolvimento contínuo e o administrador é responsável por estimular esse progresso dentro da organização.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Quer saber mais sobre o Curso? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Afinal, o que faz um administrador de empresas?
- Administrador de empresas: uma única pessoa em vários papéis

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!