“Alguns empreendedores negligenciam um dos aspectos mais importantes para a consolidação da empresa no mercado: a marca. Já os que investem em recursos para fortalecer a marca ganham um potente diferencial competitivo e vencem a concorrência”, ressalta Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, psicóloga pós-graduada em marketing e professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas.
Empresas com marcas consolidadas usam mecanismos, que aumentam a confiança dos consumidores quanto à marca, como qualidade e essencialidade do produto, bem como lhes oferecem uma experiência única. Com um branding imbatível, elas se tornam referência no mercado e conseguem até mesmo praticar preços, que ultrapassam os da concorrência, sem comprometerem os seus índices de venda.
E você, empreendedor? Quer seguir os mesmos passos dessas empresas campeãs? Confira abaixo estratégias infalíveis para fortalecer a marca da empresa:
Identidade visual
Para que a marca da empresa se fixe definitivamente na mente do consumidor, ela deve apresentar uma identidade visual bem construída. Tudo começa com uma logo atrativa, design autêntico, mas simples e fácil de memorizar. Suas cores devem ser fundamentadas nos princípios e valores da empresa conforme o ramo de atuação. Outro aspecto relevante refere-se às personas do negócio (consumidores pretendidos). A logo deve focar nesse alvo específico.
Personas do negócio
Para que a empresa consiga fazer com que o público-alvo se identifique com a marca, é importante focar nas personas do negócio. Mas como encontrar os consumidores ideais? Por meio do mapeamento dos hábitos de consumo e dos estímulos visuais, que mais os atraem quando vão às compras. Todos esses detalhes são indispensáveis para criar estratégias de sucesso para o fortalecimento da marca.
Diferencial competitivo
O diferencial competitivo pode ser alcançado de múltiplas formas: com serviços especializados, funcionalidades extras nos produtos, atendimento a clientes com excelência. Tudo isso garante a satisfação dos consumidores em relação à marca, pois lhes proporciona uma experiência ímpar, inigualável, surpreendente. Com isso, a empresa consegue a fidelização dos clientes e a consolidação da marca no mercado.
Comunicação integrada
Empresas bem-sucedidas desenvolvem uma comunicação integrada com colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e comunidade. Todos, juntos, constroem o mais forte alicerce, responsável não somente pelo sucesso da empresa como também por transformar a vida das pessoas. Com a colaboração de todos, em busca de um mesmo denominador comum, garante-se a qualidade dos produtos/serviços e uma marca fortalecida.
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Leia o artigo "Como fortalecer sua marca com PDV - Ponto de Venda."
Fontes: revistapegn.globo.com; revistapegn.globo.com
Por Andréa Oliveira.
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