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Desafios da gestão de pessoas nas empresas

A gestão de pessoas é um desafio que tem impacto direto no crescimento da empresa

Gestão de pessoas na empresa

Dado que a gestão de pessoas na empresa é parte fundamental para o sucesso dela, esse tema está em alta e merece atenção. Cada empresa possui um funcionamento e, para gerir as pessoas de forma eficiente, é preciso um estudo mais aprofundado sobre cada uma delas.

Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT, constituído de Livro+DVD, Como Administrar Pequenas Empresas, ressalta que a gestão de pessoas é parte integrante do funcionamento da empresa, sendo determinante no rendimento dela, uma vez que os funcionários precisam estar comprometidos com a missão da empresa em que trabalham.

Existem alguns desafios dessa gestão que estão presentes na grande maioria das empresas e costumam fazer parte do dia a dia dos gestores. Para evitar prejuízos na empresa, eles precisam ser resolvidos. Confira:


1º Desafio: Motivar os funcionários

Já é sabido que um funcionário motivado é igual a um funcionário produtivo. Indo além, uma pessoa motivada consegue motivar outras pessoas que estão à sua volta, causando uma explosão positiva no funcionamento da empresa. Para chegar a esse objetivo, em primeiro lugar, é preciso desenvolver um ambiente colaborativo, onde as pessoas possam sentir-se à vontade para darem o melhor de si, tendo um objetivo comum, como é o caso das metas.

Assim como a motivação gera repercussão, a desmotivação também pode gerar efeito negativo nas pessoas que estão ao seu redor. Nesses casos o RH tem papel fundamental na resolução do caso, pois ele precisa trabalhar para que o empregado esteja satisfeito com o seu salário e de acordo com suas perspectivas na empresa.

2º Desafio: Trabalhar com líderes despreparados

A tarefa da gestão de pessoas não é exclusiva do RH. Os líderes têm papel importante nessa “missão”. As duas partes precisam andar juntas para garantir o sucesso da gestão, cada um à sua maneira.  Porém, em muitos casos, o líder não percebe o funcionário como um ser ativo. Dessa forma, a atuação do RH se vê um pouco prejudicada. Em todos os casos, é preciso buscar a conciliação. Os líderes precisam de diálogo e um trabalho comprometido com a empresa para aceitarem o fato de que o capital humano também é importante e precisa ser acreditado, investido e valorizado.

3º Desafio: Ter uma participação ativa do RH nas decisões

Esse último desafio engloba questões culturais da empresa, pois, em muitas empresas, o setor de RH acaba por se tornar o que os líderes da organização desejam que eles sejam: a parte burocrática que admite, treina e demite funcionários.

Em uma empresa ideal, o RH precisa assumir outros papéis e estar ao lado daqueles que tomam decisões na empresa. É preciso que ele se mantenha firme, trabalhando na capacitação e desenvolvimento de talentos e mostrando que ele também é essencial para o crescimento e o sucesso da organização.

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Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
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Fonte: Grupo Ortep – ortep.com.br
por Renato Rodrigues

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