WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criatividade: principal arma do comércio em épocas de crise

Em épocas difíceis, a melhor forma de o comércio sobreviver à crise econômica é saber usar, como principal arma, a criatividade

Criatividade: principal arma do comércio em épocas de crise   Artigos Cursos CPT

 

Em épocas difíceis, a melhor forma de o comércio sobreviver à crise econômica é saber usar, como principal arma, a criatividade. Neste momento, você deve estar pensando: para ser criativo, então, basta dar asas à imaginação?

“A resposta para esta dúvida é sim, mas será preciso dar um direcionamento aos voos da sua mente”, afirma Prof. Thiago da Rocha Baptista, do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores. Você é criativo como todo ser humano. O que falta é utilizar melhor essa capacidade.

O que fazer então?


Primeiro, leve em conta que a criatividade pode ser tanto um processo individual como coletivo. E que, em uma organização, a criatividade em equipe é o que gera os melhores resultados. Logo, trabalhar e, principalmente, criar em equipe deve ser um processo a ser priorizado. A interação potencializa ideias e a união de talentos potencializa os resultados.

Depois, ajuste o processo criativo, seja ele individual ou coletivo, organizando-o em etapas:
- Percepção ou identificação do problema: nessa fase, você vai definir, claramente, o problema a ser solucionado ou o desafio a ser vencido.
- Preparação: você vai coletar dados relacionados direta ou indiretamente ao problema, estudando profundamente.
- Incubação: nessa fase, com base nas informações, você vai raciocinar sobre o problema, criando um modelo teórico ou mental.

Essas etapas, quando desenvolvidas em equipe, devem ser acrescidas de uma estratégia fundamental, que é o brainstorming, expressão em inglês que significa tempestade cerebral (mas poderia ser interpretada como tempestade de ideias), que trata-se de uma dinâmica de trabalho para a busca de ideias em grupo.

O brainstorming também ocorre no processo individual de criação, exigindo de quem o faz muito foco nas ideias para que a estratégia funcione. Na técnica da tempestade de ideias, o grupo se reúne e usa a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções para os entraves que impedem o êxito de um projeto. Qualquer pensamento ou ideia que vier à mente deverá ser considerado e analisado, buscando-se, com isso, reunir o maior número possível de ideias e propostas de alternativas a serem aperfeiçoadas e usadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- QUESTIONAR abre pensamentos, alarga horizontes e enxerga possibilidades
- Para que existem as regras? Para serem questionadas e melhoradas!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!