WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Com a crise, os desafios da reestruturação empresarial

Em meio a tantos fatores negativos, a reestruturação empresarial é fundamental em tempos de crise

Reestruturação empresarial

Entrar no mercado, consolidar-se e expandir o seu horizonte é o sonho de qualquer empresa. Mas, mesmo aquelas que já estão há anos no mercado e são sinônimo de sucesso podem sofrer com os efeitos da crise. Com a queda no poder de compra da população, conseguir se sustentar em meio aos tempos difíceis tem sido o desafio de milhares de empresas por todo o país.

O professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas, Hélvio Tadeu, alerta para os riscos da crise econômica, que pode provocar um colapso nas finanças de qualquer empresa, o que pode acarretar prejuízos enormes e até mesmo falência, sendo necessária uma reestruturação para que isso não ocorra.

A Serasa Experian de Falências e Recuperações mostrou que nos três primeiros meses de 2018, 296 empresas em todo o país decretaram falência, sendo boa parte micro e pequenas empresas. Isso se deve a um conjunto de fatores mais além da economia, como a política, o social e até o problema estrutural que nosso país sofre.

Essa crise é uma das maiores de toda a história do país. E são vários os aspectos que convergem para isso: descapitalização dos Estados, perda de negociação do governo federal, votações políticas de caráter econômico e até a greve geral dos caminhoneiros, que produziu forte impacto na vida e no dia a dia das pessoas. Isso tudo, somado às eleições, que nitidamente dividiram a população.

Por conta disso, muitas empresas se viram obrigadas a encerrar suas atividades ou a reduzir exponencialmente o número de funcionários, para que fosse possível garantir lucro ao menos para a subsistência.

Em tempos como o que estamos vivendo, é imprescindível que a empresa repense a estrutura na qual o seu negócio está baseado. E isso implica em voltar os olhares para si mesmo e fazer uma autoanálise. É inevitável que todos os setores do mercado sofram com os abalos na economia e na política brasileira, seja em maior ou menor grau. Ainda que o impacto seja menor e os investimentos cresçam, o que determina a dimensão dos impactos externos é a gestão estratégica, para que sejam tomadas decisões seguras.

E isso precisa ser feito o quanto antes, para que seja possível perceber o que funciona e o que não funciona no cenário em que nos encontramos. Reestruturar significa questionar e analisar as mudanças, atentando-se para o fato de que elas não são momentâneas, e sim, efetivas. Com o avanço do tempo, problemas não identificados e sem soluções, acabam produzindo efeitos negativos, impedindo que a empresa se reestruture.

Por exemplo, a queda nas vendas, os lucros insuficientes para o fluxo de caixa, a falta de dinheiro para pagar o salário dos funcionários e as dívidas com fornecedores e o descontrole nos resultados financeiros são alertas para que o negócio seja reestruturado o mais rápido possível.

Retomando o que foi dito acima, entrar no mercado, consolidar-se e expandir o seu horizonte é o sonho de qualquer empresa. Mas, nesse caso, para empresas que já estão no mercado, o foco deve ser outro: a sobrevivência. Inovação e expansão são palavras de ordem para qualquer negócio, mas deixam de ser o foco nesse momento de crise, uma vez que será preciso manter a competitividade no mercado, mesmo em meio a todos os fatores negativos que incidem sobre o seu negócio.

 

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Gestão Empresarial:

Como Administrar Pequenas Empresas
Administração Financeira na Pequena Empresa
Fidelização de Clientes

Fonte: Administradores – administradores.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!