WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Boa comunicação: característica de boa educação, cultura e espírito refinado

Devemos estar sempre atentos a nossa linguagem e procurar falar com espontaneidade, sem afetação. Capricho na linguagem denota, além de educação, cultura e espírito refinado

Boa comunicação: característica de boa educação, cultura e espírito refinado   Artigos Cursos CPT
 

A comunicação sob todas as formas é essencial em nossos dias. No relacionamento interpessoal, devemos aperfeiçoar a conversação, pois através dela podemos conseguir tudo ou por tudo a perder. Desta forma, saber falar e saber ouvir são artes que devemos aprimorar sempre e também ensinar aos nossos filhos. Falamos segundo o padrão linguístico de nosso meio; porém, devemos estar sempre atentos a nossa linguagem e procurar falar com espontaneidade, sem afetação. Capricho na linguagem denota, além de educação, cultura e espírito refinado.

De acordo com Nelson Fernandes Maciel, Professor do Curso a Distância CPT Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso, em Livro+DVD e Curso Online, “Conversar é também uma arte. O tom de voz, os gestos, uma linguagem bem falada, com conteúdo e palavras bem pronunciadas, são fatores importantes em uma conversação”.

A arte da conversação é essencial para o nosso sucesso pessoal. Seja em primeiro lugar você mesmo, sem artificialismo. O tom de voz revela nossa personalidade, mas podemos nos educar para tornar nossas conversas mais agradáveis. A voz deve ser natural, clara e limpa.

O que devemos evitar durante a conversação:
- Falar baixo demais
- Falar muito alto
- Falar muito rápido
- Falar devagar demais
- Falar mole
- Fazer caretas ao falar
- Gaguejar ou balbuciar
- Roer as unhas
- Morder os lábios
- Arrumar a roupa de outras pessoas
- Bater nos ombros
- Coçar a cabeça
- Mascar chiclete

Devemos evitar também:
- A indiscrição
- O excesso de franqueza
- O excesso de polidez
- A curiosidade
- Naturalidade em excesso
- O silêncio
- O exibicionismo
- As interrupções
- Fofocas e gafes

É importante ressaltar a diferença entre franqueza e sinceridade. A franqueza está muito ligada à má educação, à agressividade e se encontra sempre “na ponta da língua”. É falar sem pensar. A sinceridade, ao contrário, está ligada ao raciocínio, à lealdade e ao “falar depois de refletir” sobre o assunto. Portanto, seja mais sincero do que franco.

Algumas pessoas desenvolvem o mau hábito de só se concentrar na pergunta ou observação que lhe é feita na segunda fala, então, sempre que falamos alguma frase, ela pergunta: hum? É muito desagradável conversar com tais pessoas, pois já sabemos de antemão que teremos de repetir sempre a frase. Isso pode ocorrer também por problemas de audição, mas, muitas vezes, ocorre por hábito. Preste atenção sempre que alguém estiver ao seu lado e lhe dirigir a palavra.

Para evitar ser considerado chato e antipático, aprenda a ouvir; evite confidências; jamais fale em outro idioma perto de outras pessoas que o desconheçam; evite grupinhos e, principalmente, evite conversar com uma só pessoa num evento social, impedindo-a de dar atenção às outras pessoas e de aproveitar a festa. Não chame de “Querida“ e de “Meu Bem” pessoas com quem você não tenha intimidade. Evite más notícias; críticas e a tendência a fazer gracinhas.

O olhar também denota muito do que estamos sentindo. Olhar nos olhos das pessoas com quem se fala demonstra consideração. Saber ouvir é uma arte, lembre-se disto; é imperdoável deixar o interlocutor falando sozinho e isso infelizmente ocorre muito.

Bom humor, tolerância e gentileza são trunfos poderosos em nossos relacionamentos, cultive-os e você será muito mais feliz e o mundo ao seu redor será muito melhor. Saber ouvir é outra virtude preciosa; poucas pessoas sabem ouvir, todas querem falar. Ouça com atenção e não tenha pressa de argumentar; deixe o outro falar. A paciência é uma das maiores virtudes e denota sabedoria.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!