WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

A importância da gestão de equipes

O fator humano é fundamental para o sucesso de qualquer empresa

Gestão de equipes

Para obter sucesso as empresas dependem de um fator, que muitas vezes é negligenciado: pessoas. Cada pessoa que trabalha em uma empresa desempenha um papel importante e é preciso saber gerenciá-las para que sejam produtivas. De nada adianta construir um projeto perfeito se, na execução, a equipe não trabalha bem e não consegue levá-lo à diante.

Hélvio Tadeu, professor do Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1, explica que é preciso levantar várias questões para que o fator humano seja considerado e valorizado em uma empresa, haja vista que ele quem contribuirá para o sucesso da mesma.

A distribuição de tarefas em empresas quase sempre é feita em equipe. Cabe ao líder guiá-la para que a execução seja correta. Através do trabalho em equipe, cada funcionário pode desenvolver seu potencial individual e colaborar para que essa equipe atinja os objetivos postulados.

Gestão de equipes

Em primeiro lugar, devemos responder à pergunta: O que é a gestão de equipes?

Esse conceito é utilizado para diversas atividades que unem uma equipe, com o objetivo de realizá-las. E, não se trata apenas de projetos e tarefas a longo prazo, como também do dia a dia da empresa. Cabe ao gerente de cada equipe delegar tarefas aos funcionários capacitado para tal, ajudando, priorizando e discutindo possíveis problemas.

Importância da liderança e gestão de equipes

Já deu pra perceber que o papel do líder é fundamental no gerenciamento de qualquer equipe. Os efeitos produzidos pela liderança são claros:

Equipe

Certamente, a gestão de equipes promove: equipes! Além de saberem trabalhar em equipes, os funcionários precisam se complementar, para que as possíveis deficiências de habilidades e comunicação sejam consertadas. É preciso definir a pessoa certa para o serviço certo. Quando o líder “se aproveita” ao máximo das habilidades pessoais de cada funcionário, é possível obter máxima eficiência.

Produtividade

Retomando, ao trabalhar em equipes, a produtividade é elevada. Isso significa que, além do melhor desempenho individual, promove também o bom desempenho organizacional. Fato é que uma pessoa não é capaz de obter um desempenho tão satisfatório quanto uma equipe forte. Porém, é possível que eles se concentrem e produzam mais quando suas responsabilidades estão bem definidas.

Aprendizagem

O trabalho em equipe também permite troca de conhecimentos e experiências, o que é fundamental para que novas perspectivas sejam exploradas. A partir da discussão de novas ideias, os funcionários podem trocar e adquirir habilidades que não possuíam antes. Nesse caso, entram, principalmente, os novos funcionários, que chegam às empresas sem muito conhecimento e, ao realizar essa troca entre sua equipe de trabalho, vão adquirindo experiência e práticas.

Desempenho

Não poderíamos deixar de citar o desempenho como fator conseguido através da gestão de equipes. Esse ponto já foi um pouco discutido anteriormente, mas vale a pena ressaltar que o trabalho em equipe é peça-chave para o aumento do desempenho. Empresas precisam cumprir metas em determinados tempos, mas esse trabalho fica muito mais difícil sem trabalho em equipe.




Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Gestão Empresarial:

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 2
Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: Ponto RH – pontorh.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!