WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe o que é frugivorismo?

Fundamentado na alimentação natural, o frugivorismo é uma dieta constituída basicamente de frutas

Você sabe o que é frugivorismo?

Fundamentado na alimentação natural, o frugivorismo é uma dieta constituída basicamente de frutas, complementada com vegetais frescos e uma porção mínima de sementes de linhaça ou chia. Normalmente, o frugívoro consome cerca de dois quilos de frutas no almoço e a mesma quantidade de vegetais crus no jantar. Os cereais e os grãos estão fora do cardápio ainda que considerados saudáveis. Entretanto, ante de aderir à inusitada dieta, é importante:

Consultar um nutricionista


A consulta com um nutricionista é fundamental para que não ocorra nenhum problema de saúde após algum tempo na dieta frugívora. Além de explicar a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva, o nutricionista planejará um cardápio personalizado.

Fazer exames de rotina


Fazer exames de rotina é indispensável, pois previne várias doenças, particularmente se o indivíduo apresenta restrições alimentares, como proteína animal. Esta é amplamente benéfica a ossos e músculos, bem como ao trato intestinal.

Mudar a dieta gradualmente


Pessoas que se alimentam normalmente, sem limitações, mas pretendem seguir o frugivorismo, devem mudar a dieta gradualmente. O jantar pode ser substituído por porções de frutas e vegetais crus. Com o tempo, o cardápio frugívoro fará parte da rotina alimentar.

Montar um cardápio rico em nutrientes


O corpo humano requer elementos, que fortaleçam o organismo para a manutenção da boa saúde do indivíduo. Dentre eles, temos as vitaminas, os minerais, as proteínas, os carboidratos, as gorduras e a água.

Vitaminas


As vitaminas encontradas nas frutas são vitais à saúde humana. A vitamina A pode ser encontrada na manga e no mamão; a vitamina B, na banana e no abacate; a vitamina C, na acerola e no kiwi; a vitamina E, no caju e na manga; a vitamina K, no açaí e no limão.

Minerais


Os minerais presentes nas frutas atuam no fortalecimento de ossos e músculos. Sua deficiência pode causar sérios problemas de saúde. O cálcio, por exemplo, pode ser encontrado na laranja e no kiwi; já o ferro, no morango e na uva.

Proteínas


As proteínas estão presentes em algumas frutas, em maior ou menor quantidade. Elas estimulam a reconstrução celular e fortalecem o sistema imunológico. A banana e o figo são ricas em proteínas vegetais.

Carboidratos


Os carboidratos das frutas dão energia ao organismo diferentemente dos carboidratos presentes no amido. Como exemplo, o abacate se destaca, pois é uma das maiores fontes de carboidrato encontradas em frutas.

Gorduras


As gorduras saudáveis são as encontradas essencialmente nas frutas, como abacate e coco verde. Além de participarem da reserva de energia, essencial ao bom funcionamento do organismo, elas ajudam na absorção das vitaminas.

Água


Além da hidratação e do controle da temperatura corporal, a água participa das reações químicas, em nosso organismo, e serve de veículo no transporte de nutrientes. Frutas como melancia e abacaxi apresentam grande porcentagem de água.

Conheça o Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.

Leia o artigo "Você sabe escolher frutas corretamente?"

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!