WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Uma fruta para plantar no quintal? M.A.R.A.C.U.J.Á!

A boa produção do maracujá se dá quando as condições ambientais são adequadas para o seu desenvolvimento, florescimento e frutificação

Uma fruta para plantar no quintal? M.A.R.A.C.U.J.Á!   Artigos Cursos CPT

 

Você tem um belo quintal e quer aproveitá-lo com a produção de frutas, mas não sabe qual espécie cultivar? Plante maracujá! A boa produção da planta se dá quando as condições ambientais são adequadas para o seu desenvolvimento, florescimento e frutificação.

“Essas condições estão relacionados à temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, luminosidade e ocorrência de ventos fortes e geadas”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá. Conheça as condições necessárias para que o seu investimento dê certo e retorno:

I- Temperatura


A temperatura afeta o metabolismo das plantas e, portanto, o seu crescimento, desenvolvimento e produção. A faixa de temperatura média anual adequada para a exploração comercial do maracujá é de 20 a 32°C, sendo considerada ótima a faixa de 23 a 27°C. Em condições de baixas temperaturas, ocorre queda prematura das flores e frutos e interrupção da produção. O maracujá amarelo é sensível a ventos frios e geadas. Já o maracujá roxo tem alguma resistência a geadas curtas. Por isso, em locais com altitude maior que 800 m, onde a temperatura oscila muito e ocorrem geadas, recomenda-se o cultivo de maracujá roxo.

II- Luminosidade


As plantas necessitam de luz solar direta para realizar a fotossíntese, processo pelo qual absorve a radiação e a reverte em energia química, que utiliza para produzir seu próprio alimento, transformando os nutrientes que absorve em substâncias que compõem seus tecidos (carboidratos, proteínas e gorduras). Assim, a intensidade da radiação solar interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas. O maracujazeiro amarelo necessita de, no mínimo, onze horas de luz por dia para florescer.

III- Altitude


O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.

IV- Ventos


Os ventos frios afetam o florescimento, diminuindo o vingamento dos frutos. Os ventos quentes e secos retiram a umidade do solo e das plantas, causando o murchamento das folhas. Ventos fortes dificultam a polinização das flores pelas mamangavas. Em regiões onde ocorrem ventos fortes constantemente, é preciso usar medidas para reduzir os problemas que acarretam. Devem ser preservadas as matas nativas nas proximidades da lavoura, e plantar uma barreira de plantas, alinhadas perpendicularmente aos ventos dominantes. Esta barreira é chamada de quebra-vento e não deve ser muito compacta, para permitir a passagem de parte do vento, fazendo a aeração do pomar.

V- Chuvas


O maracujazeiro necessita de cerca de 800 a 1.700 mm de chuva por ano, bem distribuídos. No entanto, as chuvas fortes e em excesso durante o florescimento afetam a atividade dos insetos polinizadores e inviabilizam o grão de pólen, reduzindo a produção. A planta resiste bem a uma estiagem curta, mas a seca prolongada retarda seu desenvolvimento e florescimento. Nos primeiros meses após o plantio, é indispensável o fornecimento adequado de água para o pegamento das mudas e seu crescimento inicial. A falta de chuva pode ser complementada com a irrigação.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Sim, os maracujazeiros precisam de sistema de sustentação!
Precisando fazer a poda do maracujá? Aprenda com as dicas abaixo!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!