
Segundo Paulo Antônio D'Andréa, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros, a laranja (Citrus sinensis), originada do cruzamento da cimboa com a tangerina, é um fruto produzido pela laranjeira, uma árvore da família Rutaceae. Quando não manejada adequadamente, essa frutífera pode apresentar uma série de problemas, que geram dúvidas por parte dos produtores de laranja e leigos em citricultura.
Porque ocorrem rachaduras na casca das laranjas?
Quando as laranjas nascem rachadas é sinal de um problema fisiológico resultante das alterações climáticas da região. Quando a produção de laranjas depende das chuvas, períodos de longa estiagem acompanhados por chuvas volumosas estimulam o desenvolvimento do fruto bem mais rápido que o da casca. Como o fruto se expande de forma acelerada, ele rompe a casca, o que gera rachaduras.
Por que as folhas novas da laranjeira enrugam?
As folhas novas da laranjeira enrugam por uma série de fatores, como infestação de pulgões e larvas minadoras, ou ainda deficiência de minerais. No caso do ataque de pragas, o produtor de laranjas deve inspecionar as frutíferas no pomar quando os brotos estiverem emergindo. A inspeção dos ponteiros dos ramos da laranjeira também é necessária. Dessa forma, é possível bloquear o ataque desses inimigos ainda no início.
Por que as laranjas nascem com casca bicolor?
Na citricultura, inclusive na produção de laranjas, pode ocorrer a quimera, ou seja, tecidos diferentes das frutíferas podem se unir. Esses tecidos da casca, dos ramos e das folhas estão programados para se desenvolverem separadamente, mas quando se unem conservam sua identidade genética. Por esse motivo, onde esses tecidos se unem, surgem cores diferentes na casca do fruto.
O que causa a deformação do tangor (laranja+tangerina)?
O híbrido resultante do cruzamento entre tangerina e laranja, conhecido como tangor, é um dos mais suscetíveis a deformações. Principalmente quando atacado por ácaros no início do desenvolvimento do fruto. Fungos e vírus também podem causar a deformação do tangor e de outros citros, inclusive laranjas. O monitoramento contínuo do pomar é essencial para evitar esse problema.
O que causa o cancro cítrico na laranjeira e quais os seus sintomas?
O cancro cítrico pode acometer laranjeiras, além de todas as variedades de citros, e é causado por uma bactéria. Dentre os sintomas mais comuns dessa doença bacteriana na laranjeira, temos: lesões nos frutos, desfolha das frutíferas e a queda prematura das laranjas. Como não existe tratamento para esse mal, as frutíferas doentes devem ser retiradas do pomar e devidamente descartadas para não contaminar outros citros.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Fonte: Revista Globo Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Luiz Bechieli
30 de jun. de 2022Não consegui resposta para meu problema As laranjas estão bonitas, tamanho ótimo mas um pouco aguadas, ninguém me deu resposta de que se trata e quais providências tomar para melhorar o paladar

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de jul. de 2022Olá, Luiz! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro

Cleide Candido
26 de jan. de 2021Tenho um pé de pokam no meu quintal , e apareceu cochonilha branca, o que devo fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mar. de 2021Olá, Cleide
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O ideal é que você procure um especialista em sua região para que o mesmo possa analisar seu pe de ponkan e assim orienta-la com relação ao tratamento mais indicado.
Atenciosamente,
Erika