
O maracujazeiro é uma planta trepadeira, necessitando de um sistema de sustentação para que seja amparada.
O sistema de sustentação deve ser implantado, preferencialmente, antes do plantio das mudas. Caso contrário, deve ser instalado o mais rápido possível depois do plantio, pois as mudas crescem rapidamente e precisam de um tutor, para que comecem a crescer verticalmente.
“Para a produção comercial de maracujá, os sistemas mais utilizados são a espaldeira vertical e o caramanchão”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá.
- Espaldeira vertical
Nesse sistema, as mudas devem ser plantadas no meio de dois mourões. Normalmente, utilizam-se espaldeiras com um só fio de arame, por ser mais econômico. Mas, em regiões onde tem ventos fortes, é aconselhável o uso de mais de um fio.
Os fios devem ser esticados por meio catracas, presas nas extremidades da espaldeira. É importante, também, tratar os postes com preservativo de madeira, para aumentar sua vida útil. As pontas superiores dos mourões e estacas devem ser cortadas em diagonal, para evitar a infiltração de água e o consequente apodrecimento da madeira.
Este sistema de sustentação é o mais utilizado em todo o país. Tem menor custo de implantação, maior facilidade de construção e facilidade para realização dos tratos culturais.
- Caramanchão
Este sistema, também chamado de latada, consiste numa malha de fios sustentada por meio de postes. O espaçamento entre os postes que tem sido mais usado é de 4 × 5 m.
As mudas são colocadas no meio de dois postes. A latada pode ter até 4 ha de área, se for bem construída e dimensionada. Silva et al. (2001) nos fornecem os seguintes detalhes desse modelo de latada:
- Os postes das esquinas, chamados de esquineiros, devem ter comprimento de 3 m e diâmetro entre 16 e 18 cm;
- Os postes do contorno da latada (mais externos) devem ter 3 m de comprimento e diâmetro de12 a 14 cm;
- Os postes de contorno e os esquineiros devem ser enterrados a 1 m de profundidade, formando um ângulo de 60° com o solo, e devem ser escorados com um esbirro ou rabicho. Os postes das esquinas devem ter dois esbirros;
- Os postes internos devem ter 2,5 m de comprimento e de 6 a 8 cm de diâmetro, devendo ser enterrados a 50 cm de profundidade;
- Nas duas faces frontais da latada são colocadas cordoalhas de sete fios, no topo dos postes;
- Sobre os postes internos, são estendidas cordoalhas de três fios, a cada 5 m, paralelas às cordoalhas de sete fios; e
- A malha é composta por arames especiais para fruticultura, que são presos nas cordoalhas frontais, distanciados 50 cm uns dos outros.
Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s) a seguir:
- Uma fruta para plantar no quintal? M.A.R.A.C.U.J.Á!
- Precisando fazer a poda do maracujá? Aprenda com as dicas abaixo!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.