WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de acerola - principais pragas e doenças da aceroleira

As pragas e doenças sempre trazem prejuízos ao produtor de acerola, atrapalhando todo o investimento. Sendo assim, conhecê-las e combatê-las é essencial para o sucesso da produção

Curso CPT Produção de Acerola

As pragas e doenças que atacam a aceroleira sempre trazem prejuízos ao produtor, atrapalhando o sucesso do investimento. Portanto, é imperativo fazer inspeções constantes na plantação com o objetivo de identificar todos os problemas no pomar de acerola. Neste sentido, é primordial atestar a presença de pragas, tais como a Mosca-das-frutas, Cochonilhas e os Pulgões, além das doenças, como a Mancha-das-folhas, Verrugose e Antracnose.


Pragas da aceroleira


1- Mosca-das-frutas
As pragas e doenças que atacam a aceroleira sempre trazem prejuízos ao produtor

As pragas e doenças que atacam a aceroleira sempre trazem prejuízos ao produtor

- Como ela ataca
A mosca-das-frutas ataca os frutos da aceroleira, depositando seus ovos sobre a casca que, ao eclodirem, darão origem às larvas.

- Sintomas
As larvas, ao penetrarem no fruto, provocam o seu murchamento antes de atingir a maturação e muitas vezes destroem a polpa do fruto, inutilizando-o para o consumo.

- Prevenção
A prevenção, retirando-se frutos caídos no chão, ajudará muito no controle.

2- Cochonilhas

- Como ela ataca
As cochonilhas também devem ser combatidas. Podem ser encontradas nas folhas e nos ramos da aceroleira. Também podem atacar os frutos, pedúnculos florais e folíolos terminais.

- Sintomas
Quando sugam a seiva da planta, as cochonilhas provocam o amarelecimento das folhas, retardando o crescimento, podendo, inclusive, levar a planta à morte.

3- Pulgões

- Como ele ataca
Os pulgões podem causar sérios prejuízos às plantas. Como os frutos crescem nas axilas das folhas dos ramos novos, é comum o pulgão atacar flores e frutos em formação, prejudicando a produtividade geral da cultura.

- Sintomas
Ao sugarem a parte final dos ramos, provocam seu murchamento e morte, o que força a planta a gerar brotos laterais.

- Características físicas dos pulgões

Os pulgões podem ser alados ou não, variando a cor do verde-claro ao verde escuro, até a cor negra.

Ao retirar os frutos caídos no chão, ajuda-se muito no controle de pragas e doenças da aceroleira

Ao retirar os frutos caídos no chão, ajuda-se muito no controle de pragas e doenças da aceroleira

Doenças da aceroleira


A aceroleira também pode ser atacada por algumas doenças e a intensidade de danos depende das condições climáticas e culturais. A doença mais comum na aceroleira é a mancha-das-folhas e, eventualmente, a acerola poderá ser atacada pela verrugose e antracnose.

- Como agir na presença de doenças

Existem inúmeras maneiras e centenas de produtos químicos que podem controlar as doenças e os insetos que atacam a aceroleira. A aplicação de cobre e enxofre como nutrientes e defensivos resolverá a maior parte dos problemas com doenças, de maneira preventiva. Duas aplicações anuais, junto com outros elementos de nutrição foliar, estão previstas no calendário de manejo. As práticas de limpeza do pomar, tirando galhos secos, frutas podres no chão, bem como os cuidados para não ferir os troncos e ramos das plantas são essenciais para permitir este controle sanitário.

Normalmente, para aplicações de produtos químicos, são utilizados pulverizadores acoplados em máquinas, com grande potência para pulverizações de grandes pomares ou, então, pulverizadores costais motorizados, também com bom desempenho. Pode-se, ainda, em pequenas culturas, ser utilizado o pulverizador costal manual. Este tipo de pulverização requer muito tempo e trabalho, mas é também bastante eficiente.

Por Silvana Teixeira.

Conheça o Curso CPT Produção de Acerola

Confira os Cursos CPT da área Fruticultura

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fernando Lopes

14 de set de 2019

Olá! Acredito que o problema da minha aceroleira seja verrugose ou antracnose pois não vejo nenhum inseto nas plantas, apenas algumas folhas na parte de baixo estão com manchas acobreadas, mas nada de bichinhos nelas, fazem uns 3 anos que minhas acerolas nascem com má formação e furinhos, muitas vezes os polens das flores ficam colados nas frutas, gostaria de saber se a aplicação de óleo de Nim é feita na raiz ou apenas nas folhas e galhos, ou em todas as partes incluindo raiz? Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de set de 2019

Olá Fernando Lopes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A aplicação do óleo de nim pode ser feito em todas as partes das plantas. Porém, os sintomas relatados podem ser ocasionados por deficiência nutricional, sendo assim, o ideal é procurar um engenheiro agrônomo, para que ele faça o diagnóstico exato do problema, e o melhor tratamento.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Wilson Demetrio

20 de jun de 2019

Pra que abrir uma possibilidade de comentário se todas duvidas existente, vocês pedem para consultar um especialista da área??. Vocês prestam um desserviço ao leitor do site!

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun de 2019

Olá Wilson Demetrio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em relação a responder alguns comentários falando para procurar um especialista na área, é devido ao fato de algumas perguntas serem relacionadas a utilização de defensivos agrícolas, que só devem ser comercializados, a partir do receituário indicado por profissional habilitado, além de ser necessário o dignóstico exato e feito in loco.

 Por este motivo, não prestamos um desserviço ao leitor.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

ELISABETE RS

26 de fev de 2019

Tenho um pé de acerola novo começou a dar frutos notei que os frutos não estão lisos e estão caindo antes de ficar em bem maduros . Tinha um pé de tomatinhos do lado dele que estava infestado de plugado eu o arranquei será que prejudicou o pé de acerola ? O que posso fazer pra eliminar alguma praga que possa ter ficado no pé de acerola ?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev de 2019

Olá Elisabete,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

marciene lima

18 de nov de 2018

minhas aceroleira estão com as frutas muchas e ficando com um pedaço preta, as folhas todas enrolando. O que faço?

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de nov de 2018

Olá Marcilene,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos que consulte um técnico da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Elizabeth zacconi

10 de set de 2018

Meu pé de acerola fica muito carregado varias vezes ao ano, sendo que ele tem uns 7 anos de vida. Há poucos meses observei várias teias com pequeninas aranhas e as folhas com pintas pretas. Penso em cortar todos os galhos e aguardar para que brote e cresça saudável, o que acham que devo fazer? Grata, abçs.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set de 2018

Olá Elizabeth,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode realizar a poda sim, ou consultar em uma casa agricula o remédio para acabar com a praga.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

MARIA DOS REIS BENTO SILVA

14 de abr de 2018

Muito útil esse artigo.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de abr de 2018

Olá Maria,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Diego Boldo

29 de mar de 2018

Olá! Tenho um pé de acerola pequeno, com cerca de 1 metro. Observei que ele tem varios percevejos (Maria Fedida). Devo retirá-las do pé, sob ameaça de proliferação? Ou servem de controle de pragas? Há cerca de 7, todos bem proximos uns aos outros. Grato desde já!

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar de 2018

Olá Diego,

 

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site. Segundo o site Controlar Ambiental (http://www.controlarambiental.com.br/MariaFedida.html), "os danos gerados Pela Maria Fedida são resultantes da sucção da seiva das raízes tanto pelas formas jovens, as ninfas, como pelos adultos. Geralmente, danos significativos já ocorreram quando da constatação da infestação deste inseto. Em níveis populacionais baixos, este inseto retarda o desenvolvimento da planta, o que, muitas vezes passa despercebido (...)". Certificando-se realmente se tratar da Maria Fedida, é bom procurar por um técnico e solicitar medidas eficientes de controle.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

MICHELE SIMONE ERHART ROBINSON

5 de mar de 2018

Olá, tenho um pé de acerola no meu quintal, porém ele está cheio de formigas minúsculas (muito pequenas mesmo) que têm uma picada terrível, gostaria de saber que formiga poderia ser essa, e se há algo que eu possa fazer que não prejudique a planta. Grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mar de 2018

Olá Michele,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A melhor forma de saber qual formiga é esta, é pedindo alguém para examinar seu pé de acerola. Recomendamos que procure uma casa agrícola em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Grasiela ARAÚJO DA SILVA

15 de dez de 2017

Os frutos do meu pé de acerola estão todos com bicho, como devo tratar e em que época?

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de dez de 2017

Olá, Grasiela.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É importante identificar qual praga que está atacando para usar o melhor método para combate.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Charle

11 de out de 2017

Olá! Tenho em minha casa algumas aceroleiras, e gostaria de saber se posso consumir as acerolas que estão com furinhos, que creio, são das moscas. Costumo colhe´las e ponho no freezer para congelar e depois que estão como pedras de gelo, faço o suco! Se estiverem com algum ovo ou bichinho, o congelamento matará? Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out de 2017

Olá, Charle.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Congelar qualquer comida impede que as bactérias se proliferem, mata bactérias, mas passa longe de garantir qualquer tipo de esterilização efetiva. Ou seja, cozinhe suas carnes e lave frutas e verduras com água sanitária, mesmo com a comida tendo sido congelada ou não. Se informe um pouco mais aqui.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!