WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais tipos de mangas encontradas no Brasil

Introduzida em nosso país, a manga é uma fruta extremamente popular e pode ser encontrada em várias cores e tamanhos

Manga - imagem ilustrativa

Os Especialistas da Frupex, professores do Curso CPT Produção de Manga, destacam que a manga é uma fruta de alto valor comercial em muitas regiões mundiais, principalmente em locais de clima tropical. Segundo a Fundação das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a manga é a quarta fruta dos trópicos a alcançar o mercado internacional, ficando atrás da banana, do abacaxi e do abacate.

O mercado consumidor de manga tem crescido muito no Brasil e no mundo. Consumidores têm demonstrado interesse e estão pagando mais por um produto de qualidade. Contudo, sua história em nosso país é antiga:

Estima-se que, por volta do século XVI, as primeiras mangueiras tenham sido cultivadas em terras brasileiras, trazidas pelos colonizadores portugueses. A primeira raça introduzida foi a Filipínica, que é mais fibrosa e poliembriônica, tendo como exemplo a “Espada”, a mais antiga e comum no Brasil.

Apresentamos a seguir algumas das variedades de manga mais comuns em nosso país:

Espada

Como mencionado, é a variedade mais antiga e a mais comum nacionalmente. É uma variedade de porte grande, produtiva e com boa qualidade para consumo in natura. Cada fruto pesa, aproximadamente, 300 g e tem formado alongado. A casca pode apresentar tom verde ou verde amarelado, contendo uma polpa fibrosa e macia.

Rosa

Introduzida no Brasil mais recentemente, a manga rosa é uma variedade brasileira tradicional e importante para o Nordeste. Seu porte é médio, sua produção e precoce e apresenta característica poliembriônica. Destaca-se pelo cheiro e pela cor da sua casca, que dá a ela o nome de “rosa”. Pesa, em média, 350g, possui polpa fibrosa e com coloração amarelo-outro. É uma variedade muito resistente a algumas doenças.

Tommy Atkins

Foi “produzida” nos Estados Unidos na década de 20 e trazida para o Brasil em 1960. É originária de uma progênie da variedade Haden e responsável pela exportação no mundo, sendo a mais cultivada no Brasil e a principal para essa finalidade. Seu fruto é de porte médio a grande, podendo pesar 500g, sua casca tem coloração avermelhada, espessa e contém polpa firme. Diferentemente da rosa, por exemplo, é uma variedade monoembriônica.

Palmer

Também originária dos Estados Unidos, seus “parentes” não são conhecidos. Foi trazida ao Brasil na década de 60 e possui boa aceitação no mercado interno. Seus frutos imaturos são verdes arroxeados e tornam-se vermelho-escuro quando estão maduros. A polpa também é amarelada e firme e possui pouca ou nenhuma fibra

Ubá

Essa variedade leva o nome da cidade onde é cultivada, no interior de Minas Gerais. É a principal variedade utilizada na produção de sucos e possui sabor único e marcante. Seus frutos são de porte pequeno, apresentando a casca amarela-esverdeada quando maduros, e são fibrosos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção de Manga
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Mudas Frutíferas

Fonte: Jornal Dia de Campo – diadecampo.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!