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Os benefícios da laranja para a saúde

A laranja é uma fruta tropical que deve ser incluída na sua dieta alimentar porque proporciona vários benefícios à saúde

 

Os benefícios da laranja para a saúde

 

A laranja (Citrus sinensis), criada a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina, é um fruto produzido pela laranjeira, uma árvore da família Rutaceae. O sabor da laranja varia do doce ao levemente ácido, mas na natureza existem laranjeiras extremamente ácidas, que não são cultivadas comercialmente e pertencem ao gênero Citrus aurantium.

Tal como o limão, a laranja é um fruto que proporciona vários benefícios à saúde do ser humano. Por isso, aconselha-se que esta fruta seja incluída na sua alimentação, pois é uma fruta que proporciona uma vida mais saudável.

Entretanto, recomenda-se que não se abuse da quantidade de laranjas consumidas, pois apesar de não serem exageradamente calóricas, contêm um valor considerável de “açúcar”.

Os benefícios da laranja são:

- Rica em limonoides, que comprovadamente ajudam a combater uma série de variedades de câncer como: de pele, de pulmão, de mama, de estômago e de cólon;
- Previne doenças renais e risco de pedras nos rins;
- Reduz o risco de cancro do fígado, devido aos compostos de vitamina A, conhecidos como carotenoides;
- Rica em fibra solúvel, reduz o colesterol;
- Rica em potássio, mineral eletrólito responsável em ajudar a regular o coração;
- Fonte de vitamina C, protege as células, neutralizando os radicais livres, causadores de doenças crônicas, como o câncer e doenças cardíacas;
- Os polifenóis existentes na laranja protegem contra infecções virais;
- Fonte de fibras dietéticas, estimula os sucos digestivos e alivia a prisão de ventre.

Receitas de sucos de laranja:

1) Suco de couve, laranja e gengibre

Ingredientes:
→ 3 folhas de couve rasgadas (bem lavadas com talos);
→ 2 laranjas descascadas;
→ 1 pedaço de gengibre sem casca (1 cm);
→ 1 litro de água.

Modo de preparo:
Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Junte a couve, o gengibre, a água e bata bem. Coe, adoce com adoçante e sirva em seguida.

2) Suco de cenoura com limão e laranja

Ingredientes:
→ 1 cenoura média;
→ 1 limão (só suco);
→ 3 laranjas (só suco);
→ 4 pedras de gelo.

Modo de preparo:
Pique ou rale a cenoura, retire o suco do limão e das laranjas.
Coloque tudo no liquidificador com as 4 pedras de gelo e bata bem.
Coe para tirar as sementes e bagaços e adicione mais 4 pedras de gelo no copo antes de servir.

3) Suco de laranja com beterraba

Ingredientes:
→ 1 fatia de beterraba;
→ 1 ½ xícara de chá de suco de laranja;
→ Duas pedras de gelo.

Modo de preparo:
No liquidificador, bata a beterraba com o suco de laranja e o gelo. Passe pela peneira e siva em seguida.

Por: Ana Carolina dos Santos.

Fontes: Regime, Dieta-alimentar, Wikipédia, M de Mulher, Receitas de Minuto, Sadia

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