WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Morangos orgânicos ou morangos convencionais?

No Brasil, os morangos são cultivados em vários estados, tanto por adeptos da agricultura orgânica como os da agricultura convencional

Morango orgânico ou convencional


O morangueiro (Fragaria L.) é uma planta que produz um pseudofruto conhecido como morango. A parte carnosa e suculenta que comemos não é fruto, mas sim o receptáculo para os “pontinhos pretos”, os verdadeiros frutos. Há dezenas de espécies de morangos distribuídas pelo mundo, principalmente nas regiões de clima temperado e subtropical. No Brasil, os morangos são cultivados em vários estados, tanto por adeptos da agricultura orgânica como os da agricultura convencional.

Com relação ao cultivo de morango orgânico, dados coletados pelo IAC – Instituto Agronômico de Campinas (SP), junto a um grupo de agricultores orgânicos, comprovaram que o pseudofruto vem sendo cultivado com técnicas da agricultura orgânica, muito mais do que imaginávamos.

De acordo com o professor José Dahir Porto De Luca, do Curso CPT Produção de Morango Orgânico, o plantio de morangos orgânicos tornou-se uma de atividade que contempla a diversificação e a rotação de culturas no processo de produção de alimentos.

Estudos recentes afirmam que o morango orgânico mantém suas características após a colheita, principalmente quanto à aparência, devido à firmeza da polpa (receptáculo) e à intensa coloração avermelhada (diferentemente do morango convencional).

Além de não receberem agrotóxicos no combate à pragas e doenças (controle feito em integração com a natureza), os morangos orgânicos possuem polpa mais firme e sabor muito mais adocicado do que os cultivados na agricultura convencional.

Mas os morangos que recebem defensivos agrícolas (no cultivo clássico) permanecem em melhor estado de conservação, pois se deterioraram mais lentamente do que os morangos orgânicos (sem agroquímicos).

Segundo especialistas, além disso, o  spseudofruto produzido noistema convencional apresenta maior índice de antocianina, um composto antioxidante benéfico ao organismo. Ele protege o corpo contra a ação de radicais livres e previne inúmeros males à saúde.

Em síntese, a forma de cultivo do morango influencia na qualidade do fruto. É preciso avaliar bem qual o melhor para o consumo. Como o morango produzido no cultivo tradicional apresenta resíduos de agrotóxicos além do permitido, muitas vezes, é considerado o vilão da saúde.

Entretanto, o morango é muito vulnerável ao ataque de pragas e doenças, o que torna necessário o controle com agroquímicos. Felizmente, estudos em tecnologia de defensivos têm sido desenvolvidos para maior eficiência dos defensivos e menor índice residual.

Segundo o professor Afonso Peche Filho, do Curso CPT Produção de Morango, com o avanço tecnológico e cultivares mais resistentes a pragas e doenças, a cultura de morango tem se tornado cada vez mais atrativa, com amplo leque de opções de cultivo.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: UOL Economia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!