WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ficha técnica do Cupuaçu

Essa fruta possui sabor único e é muito utilizada na culinária

Cupuaçu

Os pesquisadores da Ceplac, autores do Curso a Distância CPT Produção de Cupuaçu, destacam que o cupuaçu tem grande potencial para a indústria de alimentos, sendo considerada excelente matéria-prima para fabricação de geleia, néctar, iogurte, pudim, sorvete, picolé, licor, doce, compota, biscoito e muitos outros produtos.

De origem amazônica, o cupuaçu é um dos “parentes” do cacau. O cupuaçuzeiro, cupuaçeiro ou cupu é a árvore que produz essa fruta típica do norte do Brasil, encontrada em abundância nos estados do Amapá, Pará e Amazonas.

Principais características

Essa árvore pode alcançar altura entre 10 e 15m, apesar de existirem alguns exemplares com até 20m. Suas folhas são alongadas e chegam a medir 60cm de comprimento, com aparência ferruginosa na parte interior. Suas flores também são grandes e vermelho-escuras, sendo as maiores do gênero e nascendo grudadas nos galhos, não no tronco, assim como outras variedades desse mesmo gênero.

Seus frutos apresentam formato esférico ou ovóide, podendo atingir 25cm de comprimento. Sua casca é dura e lisa, com coloração castanho-escura. Suas sementes estão dentro de uma polpa, que é branca, ácida e aromática, surgindo entre janeiro e maio, sendo, assim como as flores, os maiores da família.

Propriedades

Essa fruta contém ferro, fósforo e proteínas, que são fundamentais para a formação das células e atuam nos processos químicos que permitem a continuação da vida. Também é rico em vitaminas, sejam elas: C, que evita gripes, infecções e até o câncer, além de melhorar o sistema imunológico e eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce; e do complexo B (B1, B2 e B5), que produzem diversos efeitos benéficos para nossa saúde.

Também possui outras substâncias, como taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. Suas fibras atuam evitando que o organismo acumule toxinas, evitando o ressecamento fecal e combatendo a prisão de ventre.

Plantação

Para plantá-lo o solo precisa ser firme e profundo, além de apresentar boa retenção de água, fertilidade e boa constituição física. O pH deve estar entre 6,0 e 6,5, índice ideal para seu desenvolvimento. As mudas podem ser multiplicadas através de enxertia e por sementes.

Principais usos

Como mencionado, o cupuaçu apresenta diversos usos, principalmente alimentícios. Seu sabor único faz com que todos esses produtos sejam bem aceitos pela sociedade. Dentre eles, destacam-se os sorvetes, sucos e vitaminas.

Ainda, também é muito utilizado em doces, para a fabricação de creme de cupuaçu, compotas, geleias e refrescos, além de bombons e para a fabricação de cupulate, uma espécie de chocolate feito à base de cupuaçu.

Também são feitas bebidas a partir dessa fruta. Alguns estudos estão tentando criar produtos de beleza e medicamentos para doenças no trato gastrointestinal. Por fim, um produto que também é destaque, feito a partir dessa fruta, é a manteiga de cupuaçu, que possui emprego alimentício e cosmético.




Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Fruticultura:

Produção de Cupuaçu
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Mudas Frutíferas

Fonte: Wikipedia – pt.wikipedia.org
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?