WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cultivo de goiaba: confira alguns problemas que podem surgir

A goiaba é uma fruta muito apreciada nacionalmente e, para que seja de qualidade, é preciso atenção durante seu cultivo

Goiaba

Os especialistas e consultores da Associação Brasileira dos Produtores de Goiaba – GOIABRÁS, autores do Curso CPT Produção de Goiaba, explica que a goiaba assume posição de destaque na fruticultura brasileira, dado que ela é uma fruta de grande importância econômica, tanto para o mercado interno como para exportação.

Isso ocorre em virtude das várias formas de aproveitamento do fruto, como: produção de polpa, suco, compota, biscoitos e muitos outros produtos, além de ser amplamente consumida como fruta in natura. Porém, durante seu cultivo, é possível que alguns problemas surjam. Os fruticultores devem estar preparados para resolvê-los.

Conheça a seguir alguns deles e descubra o que fazer para solucioná-los:

Falta de uniformidade na plantação: goiabeiras que apresentam frutos maduros, verdes e flores ao mesmo tempo

A solução para esse problema é simples: a poda. Através dela é possível uniformizar a produção. Deve-se proceder a poda total, promovendo o encurtamento de todos os ramos do ano, deixando sobrar de 12 a 15 ramos intactos. Deve-se deixá-los para garantir a proteção da planta da incidência de luz sola direta, mantendo, também, a planta ativa. Posteriormente, os ramos vão crescendo e surgindo brotos, que devem ser controlados, para evitar a brotação excessiva, deixando apenas quantidade condizente com a produção, quando atingirem aproximadamente 20cm de comprimento. Após esse processo, os ramos que foram deixados na poda inicial já podem ser removidos.

Ferrugem nos galhos

O surgimento da ferrugem na goiabeira indica que a planta foi atacada por algum fungo. Esse problema pode ser facilmente amenizado reduzindo-se o tempo de molhamento da planta e removendo-se brotações vegetativas e excesso de brotação florífera, para que a planta fique mais arejada e receba mais sol.

Bichos nos frutos

Muitos insetos podem produzir larvas nos frutos da goiabeira, conhecidas popularmente como “o bicho da goiaba”. Quando começar a aparecer e atingem de 2cm a 3cm de comprimento, uma boa estratégia para evitar esse problema é ensacar as frutas, fazendo um furo na parte inferior para que não haja acúmulo de água. Também é possível usar inseticidas, mas, para isso, deve-se procurar a ajuda de um profissional.

Polpa preta

Muitos frutos podem estar com uma aparência impecável, mas toda a sua polpa pode estar comprometida. As causas desses problemas precisam ser analisadas por laboratórios competentes, pois podem ocorrer, por exemplo, no desenvolvimento da fruta, facilitando a incidência de infecções. Ao notar a polpa preta, leve uma amostra para análise.

Pragas: besouros amarelos

A calda de fumo é uma excelente alternativa para a eliminação de pragas, como os pulgões. Porém, quase todo mundo acredita que ela serve para qualquer outra praga que ataque a goiabeira. No caso dos besouros amarelos, o óleo de nim se mostra mais eficiente, tomando o devido cuidado na utilização para que as folhas não sejam queimadas por ele.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Fruticultura:

Produção de Goiaba
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção de Mudas Frutíferas

Fonte: Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!