WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bergamota: benefícios da fruta para a saúde humana

Também conhecida como mexerica ou mandarina, a bergamota é capaz de prevenir e combater uma série de doenças

Bergamota - imagem ilustrativa

Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, destaca que produzir frutas é sempre um bom negócio para os agricultores, podendo ser a atividade principal ou complementar nas propriedades rurais, com bom mercado e perspectiva satisfatória de lucros.

Uma das frutas mais populares no Brasil, a bergamota – que popularmente também é conhecida como mexerica ou mandarina – pertence à família das tangerinas e carrega em seu nome científico um adjetivo que serve para descrever seu sabor perfeitamente: Citrus deliciosa Tenore.

E, muito além do sabor, também é conhecida por possuir propriedades nutricionais benéficas à saúde humana. As vitaminas A e C estão presentes em grande quantidade nesta fruta, além de potássio e fibras, o que a classifica como ideal para prevenir diversas doenças e para atuar na regulagem do intestino.

Seu consumo in natura é muito comum, mas ela também por ser utilizada na fabricação de sucos, de licores, de bolos e até de saladas. E, engana-se quem pensa que só se aproveita a polpa da fruta: cascas e folhas são empregadas na fabricação de outros produtos. A seguir, conheça alguns dos principais benefícios da bergamota para a saúde humana:

Diabetes

Os diabéticos que consomem a bergamota podem ter a doença controlada, enquanto os não diabéticos são beneficiados pela prevenção. Isso porque a bergamota é rica em pectina, uma fibra que atua na diminuição da velocidade de digestão dos alimentos e da absorção de açúcar no intestino, fazendo com que os níveis de glicose e de insulina sejam controlados.

Triglicerídeos e colesterol

Como mencionado, folhas e cascas são compostas de óleos essenciais antioxidantes, a exemplo do limoneno e do terpineno, responsáveis por combater os radicais livres, o que, consequentemente, diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol no sangue. A fruta também previne doenças como a aterosclerose e o infarto.

Perda de peso

As pessoas que desejam perder peso encontram, na bergamota, uma excelente aliada. Isso se deve ao fato de que, além de fibras solúveis, ela é rica em água, propriedades que prolongam a sensação de saciedade – o que reduz a fome. Por possuir poucas calorias, pode ser consumida sem muita preocupação, desde que consumida sem exagero.

Distúrbios psicológicos

Mais do que benefícios físicos, o aspecto psicológico é outro beneficiado pelo consumo da mexerica. Os óleos essenciais funcionam como um calmante para o sistema nervoso central, acarretando melhora no humor e diminuição da frequência dos batimentos cardíacos – importante para quem sofre de estresse e ansiedade.

Hipertensão

Graças ao potássio presente em sua composição, a ingestão dela ajuda a eliminar o excesso de sódio por meio da urina, sendo capaz de prevenir e controlara pressão alta. Da mesma forma, graças aos antioxidantes e às vitaminas A e C, a saúde das artérias fica em dia e a circulação de sangue melhora.

Intestino

As bactérias consideradas benéficas ao intestino humano encontram na pectina, fibra prebiótica presente na fruta, um alimento interessante. A água e as fibras da bergamota trabalham para que o bolo fecal seja formado mais facilmente e, consequentemente, contribuem para melhor eliminação das fezes.

Câncer

O câncer, doença que mata milhares de pessoas a cada ano, pode ser evitado quando o sistema imunológico está forte, benefício obtido com o ácido cítrico, as vitaminas A e C, os flavonoides e os óleos essenciais deste alimento. O câncer de mama, o de intestino e o de próstata são evitados por conta de os antioxidantes protegerem as células do organismo contra os radicais livres.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Produção e Mudas Frutíferas
Produção de Quivi (Kiwi)

Fonte: Tua Saúde – tuasaude.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!