
O abacaxizeiro é uma planta de clima tropical, monocotiledônea, herbácea e perene da família Bromeliácea. Foto: reprodução
Originário do Brasil, o abacaxizeiro é uma planta monocotiledônea, herbácea e perene da família Bromeliácea, com caule (talo) curto e grosso, ao redor do qual crescem folhas estreitas, compridas e resistentes, quase sempre margeadas por espinhos e dispostas em rosetas. O abacaxi adulto, das variedades comerciais, tem de 1 a 1,20 m de altura e 1 a 1,5 m de diâmetro. No caule, insere-se o pedúnculo que sustenta a inflorescência e depois o fruto. O abacaxizeiro produz um único fruto saboroso, de aroma intenso.
“O abacaxi é utilizado tanto para o consumo in natura quanto na industrialização, em diferentes formas: pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geleias, licor, vinho, vinagre e aguardente”, afirmam os especialistas da FRUPEX, professores do curso Produção de Abacaxi, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O abacaxizeiro, planta tropical originária da região de clima quente e seco ou de pluviosidade irregular, era até poucos anos atrás cultivado, geralmente, em áreas virgens recém-desmatadas. Por essa razão, sempre foi tido como uma planta rústica, que requer poucos tratos culturais para crescer e produzir. Entretanto, em termos de exploração econômica, o abacaxizeiro é uma planta exigente, à qual os produtores devem ter tratos culturais cuidadosos e frequentes.
Clima
A temperatura ideal para se produzir abacaxis de boa qualidade está entre 21° e 23°C, sendo que temperaturas acima de 40°C e abaixo de 5°C causam sérios problemas na planta. A planta é exigente em luz, necessitando de 2.500 a 3.000 horas de luz por ano, ou seja, 6,8 a 8,2 horas de luz diária e precisa de 1.200 a 1500mm de chuva bem distribuída durante o ano.
Solo
Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média ou arenosa, bem drenados, de preferência, planos ou com pouca declividade, profundidade do lençol freático superior a 90 cm e pH na faixa de 4,5 a 5,5. Os solos não podem estar sujeitos ao encharcamento. Solos argilosos também podem ser utilizados, desde que apresentem boa aeração e drenagem.
Épocas de plantio
Em culturas de sequeiro, recomenda-se realizar o plantio no final da estação seca e início da estação chuvosa. Em culturas irrigadas, o plantio do abacaxi pode ser realizado durante o ano todo.
Cultivares
Na escolha da variedade, deve-se levar em conta o destino da produção (consumo “in natura” ou indústria). As cultivares mais conhecidas no Brasil são: Pérola ou Branco de Pernambuco, Smooth Cayenne, Perolera e Primavera.
Smooth Cayenne
É a cultivar mais plantada no mundo, correspondendo a 70% da produção mundial, conhecido também por abacaxi havaiano. É uma planta robusta, de porte semiereto e folhas praticamente sem espinhos. O fruto tem formato cilíndrico, com peso entre 1,5 e 2 quilos, apresenta coroa relativamente pequena, casca de cor amarelo-alaranjada e polpa amarela, firme, rica em açucares, e de acidez elevada. É adequada para industrialização e consumo in natura. Mostra-se susceptível à murcha, associada à cochonilha e à fusariose. Produz pequena quantidade de mudas do tipo filhote e rebentões frequentes.
Pérola
Também conhecida como Pernambuco ou Branca de Pernambuco. Caracteriza-se por apresentar plantas eretas, folhas longas providas de espinhos, pedúnculos longos, numerosos filhotes e poucos rebentões. Esse abacaxi é cônico com casca amarelada, polpa branca, pouco ácida, suculenta, saborosa, peso médio entre 1 e 1,5 kg e apresenta coroa grande. Suscetível à fusariose e à cochonilha, porém menos que a Smooth Cayenne.
Perolera
A planta caracteriza-se por apresentar altura em torno de 51 cm, folhas verdes claras, sem espinhos, com uma faixa prateada bem visível pedúnculo longo, grande produção de filhotes e pouca produção de rebentões. O fruto é cilíndrico com peso médio de 1,8 kg, casca e polpa amarela. É resistente à fusariose.
Primavera
A planta apresenta porte semiereto, folhas de cor verde-clara, sem espinhos nos bordos, produz em média oito filhotes e um rebentão. O fruto apresenta tamanho médio, forma cilíndrica, casca amarela quando maduro, polpa branca e peso em torno de 1,5 kg, com sabor agradável. É resistente a fusariose.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Fruticultura.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Raimundo Lucivaldo Barros
28 de dez. de 2021Achei bem interessante a disponibilidade de informações sobre várias matérias.

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan. de 2022Olá, Raimundo! Tudo bem?
Agradeço sua visita em nosso site! :)
Ficamos felizes por ter gostado de nossa matéria!
Abraço!
Lorena

Antônio Geldásio Ferreira da Silva Neto
6 de dez. de 2021Abacaxi liso

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de dez. de 2021Olá, Antônio! Tudo bem com você?
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!
Para saber mais informações sobre o nosso curso na área de Abacaxi, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-abacaxi, nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!
Karina Theodoro