
“Na citricultura, as laranjeiras e outras espécies de citros podem ser acometidas por doenças fúngicas, bacterianas e viróticas, que podem comprometer a produtividade do pomar, inviabilizar a comercialização dos frutos e gerar grandes prejuízos ao fruticultor. Entretanto, a identificação rápida da doença pode tornar o seu controle mais eficiente”, explica Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.
Podridão floral
A podridão floral é causada pelo fungo Colletotrichum spp., que concentra o seu ataque nas flores e nos botões florais da laranjeira. Quando o fruto cai, parte da flor permanece na planta, como se fosse uma pequena estrela, por isso, a doença também é chamada “estrelinha”. Condições climáticas favorecem o a disseminação do fungo.
Os primeiros sintomas da podridão floral aparecem normalmente dois a sete dias após a contaminação da laranjeira. No início, surgem lesões alaranjadas nas flores da laranjeira. Com o avanço da doença, o estigma da flor necrosa e se torna escuro. Posteriormente, as laranjinhas em desenvolvimento se tornam amareladas e caem.
Cancro cítrico
O cancro cítrico é causado pela bactéria Xanthomonas citri, transmitida de diversas formas, como por máquinas e ferramentas contaminados, vento e água da irrigação (ou chuva). Embora as lesões nas laranjas não atinjam a polpa e não comprometam a produção do suco, a doença causa a queda de grande parte dos frutos, o que prejudica a produtividade. Além disso, as laranjas in natura se tornam impróprias para a exportação.
Os principais sintomas do cancro cítrico são pequenas saliências amarronzadas nos frutos. Com o avanço do cancro cítrico, surgem cloroses em volta das lesões. Essas lesões podem cobrir o fruto e as folhas por completo. Por fim, os frutos e as folhas caem.
Greening ou HLB
O greening, amarelão dos citros ou HLB é causado pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., transmitida pelo inseto Diaphorina citri. Trata-se de uma das doenças mais comuns dos citros na atualidade, cujos sintomas podem surgir nos frutos e nas folhas. Com o agravamento da doença, a laranjeira pode morrer.
Os principais sintomas do greening são cloroses assimétricas nas folhas. Também ocorre engrossamento das folhas e aumento da espessura da nervura central das folhas. As laranjas deformam e suas sementes abortam. Além disso, ocorre aumento da acidez. Com o avanço da doença, os frutos caem. Sem falar que a doença causa deficiência de ferro, manganês e zinco.
Leprose dos citros
A leprose dos citros é causada pelo Citrus leprosis virus, transmitido por ácaros disseminados por restos culturais e frutos contaminados, pelo vento e pelo homem. Os principais sintomas da leprose dos citros são lesões amarronzadas e com halo amarelo nos frutos, nas folhas e nos ramos.
Com o avanço da doença, os ramos secam e as folhas e os frutos caem. A fotossíntese da planta também é comprometida. Além de depreciar o valor comercial das laranjas, a produtividade do pomar é significativamente comprometida.
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:
Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas
Como Tornar seu Sítio Lucrativo
Fonte: Agrosmart
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.