WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Massagem desportiva pré-competição: saiba o que é

Graças à massagem desportiva, o terapeuta pode combater as principais dores musculares e dores de ordem geral

atleta sendo massageado antes de entrar para uma competição

 

A massagem desportiva não é recente e desde a antiguidade, com os gregos e romanos, é utilizada como complemento da medicina esportiva. A massagem terapêutica esportiva, muitas vezes chamada de massagem esportiva, é definida como a aplicação científica e intuitiva de massagem, movimento e alongamento em indivíduos fisicamente ativos. Em outras palavras, ela é utilizada com o objetivo de preparar, manter e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos, aumentando o rendimento de atletas e diminuindo a incidência de lesões.

Graças à massagem desportiva, o terapeuta pode combater as principais dores musculares e dores de ordem geral, que alguns desportistas parecem aceitar como atributo normal das atividades físicas, o que, de forma geral, é erroneamente feito a partir do uso de drogas, que apresentam diversos efeitos colaterais. Essas dores podem conduzir a problemas mais sérios como lesões.

No caso de lesões específicas, a massagem pode trabalhar as áreas diminuindo e melhorando as lesões além de, graças à sensibilidade do terapeuta, poder identificar e trabalhar os pontos que ainda não se tornaram lesões, prevenindo-os, podendo adaptar o tratamento em conformidade com aquelas percepções.

Por essa razão, cada tratamento pode ser exclusivamente adequado às necessidades específicas do desportista, em cada eventualidade, aplicando diferentes técnicas que produzem resultados específicos. Portanto, essa modalidade é indicada tanto para amadores quanto para profissionais, e pode ser feita em todas as fases, como:

→ Volta aos exercícios após interrupção dos treinamentos;
→ Períodos de interrupção por lesões;
→ Manutenção dos treinamentos;
→ Pré e pós-competição.

O principal objetivo dessa massagem é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo. Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover melhor circulação sanguínea, preparando a pessoa para o exercício.

Já, na fase de pós-exercício, essa prática elimina o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida “dor do dia seguinte ao exercício”. Por apresentar essas características, mesmo que o cliente não seja atleta de alto desempenho, ela é importante para melhorar ainda mais os resultados esperados com a atividade física.

Portanto, apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental.

Fontes: Cassar, Archer et al.

Por Silvana Fernandes.

Conheça o Curso CPT Massagem Desportiva Pré-competição.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

rosirene benassi

27 de nov de 2018

boa tarde para eventos de corrida , qual o tempo da massagem de antes e dps ?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de nov de 2018

Olá Rosirene,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

clique aqui, para ler um artigo que explica tudo sobre massagem desportiva.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!