
Patrícia Tostes, professora do Curso CPT Hidroginástica para Condicionamento Físico – Recreação e Lazer, destaca que os exercícios físicos feitos na água têm uma aceitação muito grande das pessoas, pois além do conforto térmico e melhoria do condicionamento físico, o impacto que exerce sobre as articulações é significantemente menor, oferecendo menor risco de lesões.
Ainda nesse contexto, é válido ressaltar que o momento em que o indivíduo está no ambiente aquático favorece o combate direto ao estresse e à ansiedade e promove a interação social, fatores que garantem mais qualidade de vida aos praticantes e que devem ser explorados pelos instrutores.
A hidroginástica se destaca por ser uma atividade sem contraindicação, isto é, crianças, adultos, idosos e até gestantes podem praticá-la desde que se respeitem a segurança dos praticantes e que os exercícios sejam adaptados ao público.
A seguir, conheça os principais benefícios da hidroginástica para a saúde:
Benefícios gerais
De uma forma geral, após certo tempo de prática, é possível observar ganhos em várias “áreas do corpo”. Além de melhorar o desempenho e condicionamento cardiovascular, os exercícios na água também melhoram a coordenação motora e promovem o relaxamento muscular. Ainda, é possível perceber ganhos na postura, no fortalecimento da musculatura, na redução de gordura corporal, na respiração, na circulação sanguínea, na flexibilidade e no combate ao estresse.
Deve-se estar ciente de que os benefícios só são “visíveis” quando a prática é regular e quando o praticante tem foco. É imprescindível manter o abdômen contraído durante as atividades, a postura ereta com a coluna neutra e aumentar a intensidade de forma periódica, de acordo com o ritmo próprio.
Gestantes
Em relação às gestantes, a recomendação da hidroginástica deve ser feita e acompanhada por um médico. A atividade aquática alivia as dores na gravidez, diminui a prisão de ventre, faz com que a gestante ganhe menos peso, reduz o inchaço de partes do corpo como o tornozelo, os pés e as pernas, melhora o sistema circulatório e melhora o sono, dentre outros.
No entanto, há algumas restrições que devem ser observadas antes de que se recomende a prática: problemas pulmonares, placenta de inserção baixa, cardiopatia, problemas no colo do útero, pré-eclâmpsia, mulheres que já tiveram partos prematuros ou abortos espontâneos são algumas delas.
Idosos
O risco de lesões durante a prática da hidroginástica é muito baixo, o que torna a atividade muito recomendada para idosos, inclusive observados os benefícios gerais que ela proporciona. A hidroginástica também garante aos idosos mais segurança, pois mesmo com as limitações físicas e/ou motoras, a prática é possível.
O controle da pressão arterial, a melhora na concentração, a sensação de prazer e de bem-estar, o enrijecimento dos músculos – que se tornam mais fortes – e o equilíbrio corporal também são ganhos de que os idosos desfrutam.
Portadores de necessidades especiais
As aulas para esse público são, geralmente, individualizadas, dado que cada aluno costuma ter uma particularidade. A hidroginástica recupera e reabilita os alunos, tornando-os mais independentes e fortes. Os instrutores precisam controlar a temperatura da água, a intensidade dos exercícios e devem conhecer as necessidades de cada aluno.
Por funcionar como impulsionadora da independência pessoal para as pessoas portadoras de necessidades especiais, os alunos acabam se sentindo menos inibidos e inferiores, além de mais confiantes, companheiros e sociáveis.
Conheça os Cursos CPT da Área Hidroginástica:
Hidroginástica para Condicionamento Físico – Recreação e Lazer
Hidroginástica para Gestantes
Hidroginástica para Terceira Idade
Fonte: Blog Educação Física – blogeducacaofisica.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.