
O exercício estimula a ação da insulina e dos hipoglicemiantes orais, previne os fatores de riscos, diminui a pressão arterial, ajuda a diminuir taxas de colesterol e trigricerídeos, permitindo, desse modo, que o indivíduo possa se alimentar com maior número de calorias para compensar as calorias que gastas durante o exercício.
“O exercício melhora muito a circulação sanguínea, sendo ótimo para a circulação periférica dos diabéticos, principalmente os pés que são mais acometidos de lesões periféricas”, explica Mara Silveira Pereira, professora do Curso CPT Atividades Físicas para Diabéticos.
Além disso, os fatores psicológicos são fundamentais, aumentando-se a disposição geral e o bem-estar do individuo, eliminando bastante as tensões diárias a ansiedade, controlando ou extinguindo a depressão e, acima de tudo, melhorando a autoestima, porque o indivíduo diabético, muitas vezes, é cometido de alguns desequilíbrios emocionais, por ter a doença.
É muito importante essa junção dos fatores fisiológicos com os fatores psicológicos para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.
Alertamos sobre a seriedade da condição do indivíduo, de modo que a primeira coisa a ser feita, antes de programar um novo estilo de vida, é um contato com o médico, para realizar um exame geral, avaliando-se os dados clínicos, procedendo-se ao teste de esforço físico, porque só o médico pode prevenir quanto a algum risco cardiovascular que possa provir do exercício.
Lembramos que a prática oferece muitos benefícios mas não é isenta de riscos. Ainda, para evitar as complicações metabólicas, recomenda-se evitar atividades muito intensas e também realizar uma reposição de líquidos, adequadamente, antes, durante e depois da atividade física.
Os diabéticos que precisam da insulina devem fazer os exercícios fora do horário de pico da insulina. Portanto, diminua a dose da insulina no dia da atividade física, ou aumente a ingestão de alimentos, devendo fazer um lanche meia hora antes da atividade física para poder manter a glicose adequada.
Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Esporte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.