
A insulinorresistência pode ocorrer por causas herdadas de pessoas da família, ou, principalmente, por causas adquiridas, como obesidade e falta de atividade física regular.
"Com a evolução da doença, o indivíduo passa a apresentar deficiência de secreção de insulina", explica Mara Silveira Pereira, professora do Curso CPT Atividades Físicas para Diabéticos.
Diversos estudos demonstraram que as complicações crônicas, como problemas na córnea, problemas renais e cardiovasculares têm relação direta com o grau de controle do açúcar no sangue.
Os sintomas do diabetes são os seguintes:
- Cansaço e muita fome, pois suas células não estão recebendo a glicose que é o combustível de que precisam;
- Urina-se demais, pois o excesso de açúcar acaba sendo eliminado pela urina. Uma característica são formigas no seu vaso sanitário;
- Sede excessiva;
- Prurido na região genital e entre as pernas;
- Dificuldade em cicatrizar ferimentos;
- Formigamentos como agulhadas nos pés;
- Visão embaçada.
Se você apresentar alguns desses sintomas, é muito importante consultar um médico. Quanto ao maior risco de desenvolver diabetes, ele está presente entre:
- As pessoas que têm parentes com a doença;
- Mulheres que tiveram filhos com mais de quatro quilos de peso ao nascer podem ter tido diabetes durante a gravidez e existe o risco de estarem diabéticas novamente;
- Pessoas obesas;
- Quem tem alto índice de colesterol no sangue;
- Pessoas sedentárias e estressadas;
- Pessoas que têm pressão alta.
Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Esporte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.