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A terceira idade pode praticar esportes? Com certeza! Saiba quais os mais indicados

Praticar exercícios físicos é uma excelente opção para melhorar a qualidade de vida das pessoas com idade avançada

Idoso praticando atividade física - imagem ilustrativa

Ao chegarem à terceira idade – ou melhor idade, os idosos costumam pensar que estão inválidos e que a prática de esportes é algo que ficou no passado. No entanto, alguns esportes são, inclusive, recomendados para as pessoas mais velhas e ajudam a garantir mais qualidade de vida e a aumentar a expectativa de vida dos praticantes, mesmo que já estejam em idade avançada.

Patrícia Tostes, professora do Curso CPT Hidroginástica para Terceira Idade, destaca que há um grande número de atividades esportivas que ajudam a aumentar a resistência muscular, favorecem a flexibilidade e potencializam o sistema cardiorrespiratório, com baixo ou nenhum risco de lesões, tornando-se ideais para idosos.

Benefícios da prática esportiva para a terceira idade

Quase todos os idosos, inevitavelmente, possuem uma ou mais doenças que comprometem a sua qualidade de vida. Apesar disso, com uma correta recomendação médica, é possível ganhar massa e força muscular mesmo em treinamentos que envolvam pesos, suavizando, em muitos casos, a perda de massa muscular “natural”.

Pontua-se, ainda, que a prática regular de atividades físicas favorece a saúde não só da terceira idade, como de qualquer faixa etária. E os benefícios não são garantidos somente ao corpo, como também ao psicológico, que costuma estar fragilizado pela mencionada sensação de inutilidade.

Quais atividades esportivas são recomendadas para idosos?

- Dança

A dança é considerada um exercício leve e de pouco impacto, o que faz dela uma opção interessante para as pessoas mais velhas. Além de movimentar o corpo, também promove a socialização dos praticantes. Há vários ritmos, desde os mais lentos aos mais agitados que podem ser indicados.

- Natação ou hidroginástica

A hidroginástica, assim como outros exercícios praticados na água, promove a perda de peso, o aumento da resistência muscular, melhoria da flexibilidade e do sistema cardiorrespiratório, mas com pouco impacto nas articulações e menor esforço dos movimentos. Dessa forma, torna-se um exercício excepcional para idosos, pois os riscos de lesões durante a prática são muito reduzidos.

- Caminhada e corrida

Ainda que pareça insignificante para muitos, as caminhadas são uma excelente opção para melhorar a respiração, fortalecer os músculos e até mesmo combater problemas cardiovasculares. Para quem tem mais resistência corporal, corridas leves também são indicadas.

- Ioga ou pilates

Atividades mais relaxantes como a ioga e o pilates se configuram como uma alternativa para pessoas que desejam melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura. Também, pode-se destacar os benefícios mentais que essas atividades proporcionam.

- Bicicleta

A bicicleta é considerada uma das atividades mais prazerosas para os praticantes e é capaz de fortalecer os músculos do quadril e das pernas. Devido a isso, não há dúvidas de que ela é ideal para idosos.

- Ginástica

Com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e de fortalecer a resistências dos músculos e dos ossos, a ginástica e até a musculação são indicadas por muitos médicos. Contudo, deve-se levar em conta, em se tratando de idosos, que o foco tem que ser direcionado à repetição, não ao peso.

Atenção!

A prática de qualquer atividade física por idosos deve ser recomendada por um médico ou profissional da saúde e acompanhada também por profissionais capacitados. Mesmo com baixo risco de lesão, algumas atividades podem colocar em risco a vida do praticante, sobretudo quando já está em idade avançada. Logo, nunca pratique exercícios físicos sem orientação e acompanhamento!

 


Conheça os Cursos CPT da Área Esportes:

Hidroginástica para Terceira Idade
Hidroginástica para Condicionamento Físico – Recreação e Lazer
Caminhada Orientada

Fonte: Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá – IPASEMAR – ipasemar.pa.gov.br
por Renato Rodrigues

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