WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

A massoterapia é importante para quem pratica esportes?

Apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental

A massoterapia é importante para quem pratica esportes?   Artigos Cursos CPT


 

A massoterapia é importante para quem pratica esportes? Sim, e muito. "Apesar da alta tecnologia utilizada hoje, para que todos os tipos de atleta obtenham melhor desempenho, a massoterapia vem sendo utilizada e considerada fundamental", afirma Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, professor do Curso a Distância CPT Massagem Desportiva Pré-competição, em Livro+DVD e Curso Online. Para que os resultados e usos da massoterapia para desportistas possam ser alcançados, deve-se considerar três suposições:

1. O individuo é um organismo global e tudo está interligado e relacionado. Para conhecer o todo, temos de conhecer as partes, que devem ser examinadas, mas nunca perdendo o foco de que cada uma faz parte de todo o organismo e está influenciando nele como um todo. Não devemos ficar atentos a cada parte e trabalhá-la isoladamente. Por exemplo, um paciente com uma entorse no tornozelo protege a perna lesionada, causando tensões nos músculos do quadril e da coluna lombar. Portanto, tratar apenas a entorse no tornozelo não resolve o problema do bem-estar geral do cliente.

2. Para que haja movimento como nos membros do corpo humano, o tecido muscular se contrai, diminuindo sua extensão, realizando os movimentos. Portanto, o tecido muscular encurtado não pode funcionar efetivamente. Quando o tecido está encurtado, ele também resiste ao alongamento. O músculo pode ser encurtado de forma ativa ou passiva. Exemplos de encurtamento passivo crônico são o do bíceps braquial, que ocorre na colocação do braço em uma tipoia durante o período da consolidação de uma fratura. O encurtamento ativo, por outro lado, é a contração muscular, que pode ser intencional, levando ao trabalho do músculo. Quando essa contração representa resposta do músculo a ameaças como sobrecarga, movimento repetitivo ou alongamento excessivo. Ao ficar contraído desta forma, ele não consegue contrair mais, e se torna indisponível para realizar a atividade muscular.

3. O tecido mole do corpo reage ao toque, interferindo na restauração da função normal. Dependendo da escolha da técnica, a intervenção manual dos tecidos disfuncionais interrompe esse processo, forçando uma mudança na resposta neural e no funcionamento do tecido afetado.

Portanto, o massoterapeuta, para trabalhar com massagem desportiva, deve possuir, para que possa potencializar o seu trabalho, conhecimento sobre anatomia e fisiologia como a estrutura e função dos músculos, pontos de dor, arquitetura muscular e fáscia.

A demanda por profissionais na área da estética e das terapias corporais vem aumentando, e com ela a necessidade de uma educação qualificada, que não pode ficar alheia aos desafios e às transformações sociais, relacionadas aos avanços tecnológicos. Como essa atividade foi, historicamente, repassada de pai para filho, mestre-discípulo, não existia a necessidade de cursos regulamentados e nem mesmo da regulamentação da profissão. Com o aprofundamento da pesquisa e maior clareza das indicações e, principalmente, contraindicações, esse quadro vem se alterando em alguns países, como nos EUA, onde já existem cursos superiores de massoterapia. No Brasil, o processo de regulamentação da profissão ainda não foi implantado, apesar de existir a lei No 8.345 de 10 de dezembro de 1945, e a Lei No 3.868 de 05/10/01 que Reconhece a Habilitação para o Exercício Profissional de Massagem e Profissões Similares. Apesar de possuir legislação, carece ainda de atualização e não está regulamentada no Brasil. Portanto, como inexiste lei que a preveja, a profissão de massoterapeuta é licita, ou seja, é livre, legal, e inexiste lei que a limite ou impeça o seu livre exercício.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Esporte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!