WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Surubim: temperatura ideal da água para a criação

A temperatura da água é um parâmetro que exerce influência direta no desenvolvimento dos peixes tropicais, como o surubim, e sua variação deve ser conhecida antes da implantação da piscicultura

Surubim: temperatura ideal da água para a criação   Artigos Cursos CPT

 

A temperatura da água é um parâmetro que exerce influência direta no desenvolvimento dos peixes e, por isso, a sua variação deverá ser conhecida antes da implantação da piscicultura. Estudos comprovam que a faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento de peixes tropicais encontra-se entre 26 e 30 ºC. Quando a temperatura estiver entre 15 e 26 ºC ou entre 30 e 40 ºC, ocorrerá uma redução no consumo de ração pelos peixes, retardando o desenvolvimento dos mesmos. Águas com temperatura inferior a 15 ºC ou superior a 40 ºC, dependendo da duração, são totalmente inadequadas para a criação dos peixes tropicais, podendo inclusive causar a morte dos mesmos, o que inviabilizará o empreendimento. "Essas mesmas faixas de temperatura se aplicam para o cultivo do surubim, por se tratar de um peixe tropical", afirma José Eduardo Aracena Rasguido, professor do Curso a Distância CPT Criação Comercial de Surubim, em Livro+DVD e Curso Online.

Em relação à temperatura da água, em quase todo o território brasileiro será possível produzir surubim. Somente os locais onde ocorrem calor intenso, frio prolongado, ou geadas precisarão ser avaliados com bastante critério antes da implantação da piscicultura. Nestes casos, recomenda-se fazer a medição da temperatura da água, em uma represa próxima, antes de fazer a instalação da piscicultura.

Como fazer a medição da temperatura da água


Essas medições deverão ser feitas uma vez por semana durante todo o ano e a uma profundidade de um a dois metros. Para isso, deve-se utilizar um termômetro amarrado em uma corda, para se obter as maiores e as menores temperaturas da água, durante o ano. Essas medições deverão ser feitas em dois horários, no período da manhã, entre seis e sete horas, e no período da tarde, entre 14 e 15 horas. As leituras deverão ser devidamente anotadas em tabelas apropriadas. Com esses dois valores de temperatura de cada dia, medidos de manhã e à tarde, deve-se obter um valor médio. Para isso, deve-se somar estes dois valores e dividir o resultado por dois. Por exemplo, se em um determinado dia a menor temperatura, medida entre seis e sete horas, foi de 24,3 ºC, e a maior, medida entre 14 e 15 horas, foi de 29 ºC, a média entre estes dois valores será 26,7 ºC (24,3 + 29,1)/2 = 53,4/2 = 26,7 ºC. Com os valores médios deverá ser traçado um gráfico, para tornar possível conhecer o perfil da variação anual da temperatura da água no local.

Temperaturas ideais para a criação de surubim


Temperaturas entre 26 ºC e 30 ºC são as ideais para o desenvolvimento do surubim. Entre 15 e 26 ºC ou entre 30 e 40 ºC haverá retardamento no desenvolvimento dos peixes, e abaixo de 5 ºC ou acima de 40 ºC poderá haver morte dos peixes. Assim, torna-se possível avaliar as reais condições para a instalação da piscicultura. Quanto maior for o número de dias com temperaturas entre 26 e 30 ºC, melhores serão as condições para o cultivo do surubim.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cria surubins? Aprenda a soltar os alevinos no tanque!
- Ao iniciar uma criação comercial de surubim, atente-se à água
- Criação de surubim em pisciculturas: saiba mais sobre o assunto

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!