WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Piscicultura

Surubim: temperatura ideal da água para a criação

A temperatura da água é um parâmetro que exerce influência direta no desenvolvimento dos peixes e, por isso, a sua variação deverá ser conhecida antes da implantação da piscicultura. Estudos comprovam que a faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento de peixes tropicais encontra-se entre 26 e 30 ºC. Quando a temperatura estiver entre 15 e 26 ºC ou entre 30 e 40 ºC,...

Pintado ou cachara, o surubim é muito cobiçado por criadores e pescadores

O surubim é um peixe que permite sua criação tanto de forma solta quanto confinada, podendo ser cultivado em rios ou tanques. Existem dois tipos de surubim, o pintado e o cachara. É sobre estas duas espécies que este artigo irá falar.

Criação de surubim em pisciculturas: saiba mais sobre o assunto

O surubim é uma espécie de peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável e, por isso, tem grande aceitação pelos consumidores. A carne do surubim, também conhecido como pintado, vem sendo comparada, no mercado, com o salmão.

Sua produção de peixes precisa atender as exigências do mercado

E um peixe de carne nobre, branca, sem espinhos em Y; essas são as qualidades que fazem com que a população procure muito este tipo de peixe, que se encontra na natureza praticamente, em todo o Brasil.

Sete peixes para criar em tanques

A produção de peixes é uma atividade sustentável e cuja produção pode garantir grande lucratividade. São várias as espécies de peixe que podem ser criadas em tanques caseiros e que podem ajudar a garantir uma renda extra ou até mesmo o sustento.

Como eliminar a amônia de tanques de peixes? Com a Biofiltração!

A biofiltração é um processo natural de dois estágios que transformam a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato. “O processo ocorre com a intervenção de duas espécies de bactérias nitrificantes: a Nitossomonas e as Nitrobacter”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água – RAS.

Sistema RAS para peixes: elimine o cloro da água

Os peixes morrem em contato com o cloro, por isso este precisa ser retirado da água antes de entrar em contato com a criação. Deve-se encher o tanque aspergindo a água como um chuveiro, pois isso ajuda a retirar o cloro. “Utiliza-se, também, o tanque de decloração, no qual a água aerada e movimentada auxilia no processo de evaporação do cloro”, afirma Giovanni Resende de Oliveira,...

Sistema RAS para peixes: como garantir produção e renda?

Antes de fazer o projeto e construir as instalações, é preciso dimensionar, ou seja, saber quanto se quer produzir, a fim de determinar toda a estrutura necessária para a implantação do projeto. “Para se garantir uma produção escalonada, com renda mensal, o produtor precisa estar ciente que a piscicultura deve ser tratada como um negócio que deve gerar uma renda mensal, exatamente para...

Quanto mais amônia na água, pior para os peixes!

A amônia é provavelmente o parâmetro mais importante para ser monitorado em uma piscicultura. Ela se acumula no sistema como um subproduto do metabolismo do peixe. “O controle da amônia em situação de maior densidade e em sistemas de recirculação é feito porque ela é parcialmente removida pela população de algas na presença de claridade ou controlada por meio de biofiltros”

Piscicultura: como o Sistema de Recirculação de Água (RAS) funciona?

Como o sistema funciona? Simples: o RAS são caixas de armazenagem aonde se tem um ralo de fundo, com peneiras de diferentes gramaturas, de acordo com o tamanho do peixe ou alevino ou juvenil presente naquele tanque. A água vai sair para um sistema de encanamento e vai retornar ara uma caixa de depósito, no qual ocorre a primeira decantação.

Fique por dentro das novidades!