Um dos grandes segredos do viveiro escavado é que, durante a construção, ele tenha uma declividade no fundo para drenar totalmente no ato de renovação de água. Isso porque, após algumas safras, dependendo dos resultados zootécnicos e do acúmulo de resíduos no fundo, pode haver necessidade de secar o tanque.
Pensando em entrar para o ramo da piscicultura? Saiba, então, que para ter sucesso em sua investida não bastará apenas escavar tanques em sua propriedade, enchê-los de água e povoá-los com alevinos de espécies diversas de peixes. Você terá de estudar!
A presença da bexiga natatória é uma característica dos peixes ósseos. Muitos peixes ósseos possuem uma bexiga natatória, ou bexiga de ar, que promove a capacidade de os peixes flutuarem. Alguns peixes que vivem no fundo são desprovidos de bexigas natatórias, pois, segundo os seus hábitos, são desnecessárias, já que os seus movimentos ficam restritos ao fundo.
O piscicultor deve sempre se preocupar com o oxigênio dissolvido, pois é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso ou o fracasso de uma piscicultura. “É preciso ter água suficiente, e de qualidade; caso contrário, o produtor vai precisar lançar mão de artifícios para aumentar o O2 disponível, como o uso de aeradores, sopradores, oxigenadores etc.”, explica Giovanni Resende...
O tanque ideal para alevinos é aquele que possui proteção contra predadores e facilita as operações de seleção, repicagem e despesca. “A quantidade por embalagem varia em função da espécie, do tamanho dos peixes e da distância a ser percorrida”, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.
A piscicultura causa baixos impactos ambientais, gera empregos e serve de sustento para inúmeros produtores rurais. São várias as espécies de peixes que podem ser criadas, como tilápia, pacu e tambaqui. Entretanto, para o sucesso da piscicultura, são necessários alguns cuidados com a localização, a estrutura, a alimentação e a reprodução dos peixes.
Os peixes devem ser alimentados de três a sete vezes por dia, dependendo da etapa de sua vida, sempre com a quantidade de ração variando de acordo com a temperatura da água. “Os peixes necessitam de temperatura e de oxigênio para aproveitar bem o alimento”, explica Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.
Os peixes não absorvem a proteína intacta, mas sim seus aminoácidos. Os aminoácidos que não podem ser sintetizados pelos peixes são chamados essenciais, sendo fundamental que estejam presentes na alimentação. “Os principais aminoácidos essenciais para os peixes são a metionona, a lisina e o triptofano, pois costumam estar em quantidade insuficiente nas rações comuns”
As rações para a criação comercial de peixes ornamentais devem ser formuladas para atender as exigências nutricionais com o menor custo possível. “Mas é fundamental ter à disposição um bom número de ingredientes ricos em proteína e outros ricos em energia”, explica Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.
A nutrição inadequada dos peixes causa diversas deficiências nutricionais, com sintomas específicos. De maneira geral, todas afetam a velocidade de ganho de peso e por isso causam prejuízo econômico. “Quanto mais intensiva for a criação de peixes, maior será a dependência dos nutrientes da ração e por isso mais comum será o aparecimento de sinais de deficiência nutricional em...