WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Piscicultura

O manejo alimentar correto é fundamental para o criador de tilápias

O manejo alimentar é uma ciência que orienta o criador a empregar a ração de forma mais adequada. “Para que haja um bom manejo alimentar de tilápias, existe uma série de fatores a serem avaliados, porque, mesmo que haja uma ração de ótima qualidade, se esse manejo alimentar não for feito adequadamente, perde-se todo aquele potencial que a ração apresenta”, explica Thiago...

Como funciona o comércio de peixes no Brasil?

Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, ressalta que o peixe é a carne do futuro, pois as pessoas têm percebido, cada vez mais, a qualidade deste alimento e seus benefícios para a saúde. Além disso, existe grande mercado para o pescado no Brasil, transformando-se em um promissor negócio.

Super dicas sobre criação de tambaquis

O tambaqui apresenta corpo na cor parda (parte superior) e preta (parte inferior), podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar 30 quilos quando o manejo alimentar é realizado da forma adequada. Para começar uma criação de tambaquis, é indispensável a licença ambiental emitida por órgãos competentes, que regulam o setor.

Produção e controle de custos do sistema aquapônico

Planejamento significa tomar boas decisões, no presente, para obter bons resultados no futuro. “Para implantar qualquer negócio, é preciso fazer uma análise do mercado onde pretendemos nos inserir”, explica Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

Fase de engorda dos principais peixes comerciais do Brasil

Quando os peixes chegam ao peso e tamanho ideais para juvenis, eles são transferidos para outra piscicultura para engorda ou para as unidades de engorda na própria piscicultura. Essa fase vai até a comercialização, ou seja, até o momento de abate, se for peixe de corte para abatedouro/frigorífico. “Se as condições climáticas e o manejo estiverem corretos, é possível obter um lote de...

Tipos de tanques mais comuns na piscicultura

Para quem pretende investir em criação de tilápia, por exemplo, os tipos de tanques são essenciais. Entretanto, a construção e a instalação de cada tipo de tanque são distintas. Os tanques de terra são escavados no terreno sem revestimento, enquanto os tanques de alvenaria são revestidos normalmente com tijolos espelhados.

Como iniciar uma criação de matrinxã

O peixe matrinxã (Brycon cephalus) apresenta escamas e corpo na cor prata. Com forma alongada, ele pode chegar a 80 centímetros de comprimento e pesar cinco quilos. Capaz de suportar altas densidades, ele se desenvolve muito bem em diversos sistemas de cultivo. Quando bem manejado, o matrinxã alcança 1,2 quilo de peso com apenas um ano de vida.

3 doenças em peixes ornamentais causadas por protozoários

Um dos agentes patógenos causadores de doenças em peixes ornamentais são os protozoários. As mais comuns são a Costiose, o Íctio e a Oodiniose, que apresentam sintomas característicos. Geralmente, quando os peixes estão com a imunidade baixa, eles se tornam mais suscetíveis a essas doenças, que podem ser transmitidas por peixes contaminados. , recém introduzidos no aquário.

Cuidados essenciais na produção de alevinos

A alevinagem é a produção de alevinos em criatórios especializados. Quando atingem tamanho e peso ideais, esses filhotes de peixe são comercializados para outras pisciculturas, responsáveis por fazer a recria e a engorda destes. Daí a importância de se produzir alevinos de qualidade, o que é possível com alguns cuidados essenciais.

Importância do planejamento e do escalonamento na piscicultura

Quando se começa a produzir peixe, é preciso planejar um esquema escalonado para que todo mês se consiga a quantidade necessária para ofertar ao mercado. O planejamento e o escalonamento da produção vão depender de cada propriedade e de qual espécie escolhida, mas veja esse exemplo de planejamento de uma propriedade que cria tilápias numa região caracterizada por um período de inverno...

Fique por dentro das novidades!