Artigos sobre a área Piscicultura

Vou criar surubim. Como deve ser o tanque de terra?

Os tanques de terra para a criação de surubim nada mais são que reservatórios de água construídos na propriedade para esta finalidade. Eles poderão ser utilizados tanto para a recria como para a engorda dos peixes e deverão ser construídos em terrenos com topografia plana, para facilitar o abastecimento de água por gravidade. A capacidade bem como o número de tanques deverão ser...

Manejo alimentar de rãs

Ainda que a quantidade de rãs produzidas em nosso país seja relativamente pequena, o Brasil ocupa lugar de destaque no ranking mundial: é o segundo país que mais produz, perdendo apenas para o Taiwan. A ranicultura, como é conhecida esse tipo de criação, vem descobrindo novas técnicas, o que vem impulsionando o crescimento dessa atividade no país.

Especialista: Produzir alevinos requer especialização!

O cultivo de peixes em cativeiro tem a finalidade de atender à demanda do mercado nacional e internacional, tanto para consumo alimentar como para povoamento de pesqueiros, onde se pratica a pesca esportiva. “Também tem por finalidade produzir peixes para repovoamentos nos locais em que, por alguma razão, as espécies nativas possam estar ameaçadas de extinção”, afirma Dr. Manuel Braz,...

Cria surubins? Aprenda a soltar os alevinos no tanque!

Independentemente se serão recriados em tanques de terra ou em tanques-rede, o procedimento de soltura dos alevinos será feito levando-se em consideração o tipo de embalagem, sacola plástica ou caixa térmica, utilizado no transporte, afirma José Eduardo Aracena Rasguido, professor do Curso a Distância CPT Criação Comercial de Surubim, em Livro+DVD e Curso Online.

Criação de rãs: como construir o ranário

O Brasil ocupa posição de destaque no ranking de criação de rãs do mundo: o segundo lugar, perdendo apenas para o Taiwan. Porém, apesar desse posto privilegiado, a produção brasileira é pequena. O IBGE aponta que são produzidas 160 toneladas de rã ao ano no nosso país, o que ainda é bastante discutível devido à imprecisão dos dados.

Piracema: você já ouviu falar dela? Sabe qual é a sua importância?

A piracema é a maneira natural que o peixe possui para desencadear as alterações fisiológicas necessárias para a reprodução. “Essas alterações têm como resultado a liberação de hormônios da reprodução”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso a Distância CPT Produção de Alevinos, em Livro+DVD e Curso Online.

Manejo alimentar de peixes

A alimentação é a etapa principal da criação de peixes. No alimento que esses animais recebem devem estar contidos todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e expressivo. Há no mercado uma gama enorme de alimentos disponíveis para serem oferecidos, que contém componentes e níveis nutricionais diferentes.

Desenvolvimento embrionário da rã pós-fecundação

Cada ovo de uma desova de uma rã inicia seu desenvolvimento embrionário logo após ser fecundado. Gradativamente, o embrião se forma a partir de sucessivas divisões celulares, dentro de uma cápsula gelatinosa. À medida que o embrião ganha forma, ele rompe a cápsula e procura, com movimentos esporádicos, fixar-se em algum substrato para completar a formação de seu corpo. Durante todo o...

Nutrição de peixes e fornecimento de ração

Estudos concernentes à nutrição e alimentação de peixes proporcionaram grandes avanços no setor. Hoje, os peixes têm apresentado ótimo desempenho produtivo, graças às técnicas inovadoras e aos cursos de capacitação, que tornaram a piscicultura brasileira uma das mais desenvolvidas do mundo.

Saiba mais sobre alimentação de rãs

Com o fim da metamorfose, a alimentação das rãs se modifica passando de herbívora a carnívora. Mas elas preferem alimentos vivos! De acordo com pesquisas realizadas pelos norte-americanos, os alimentos vivos preferidos das rãs são ordenadamente os seguintes: girinos, pequenos peixes, insetos e larvas.

Atendimento Online
Quer Facilidade