Uma das principais é sua capacidade de agregar valor aos produtos, pois não apenas fornecem produtos, mas também oferecem uma experiência completa de compra. Isso pode incluir atendimento personalizado, embalagens diferenciadas, serviços de consultoria e até mesmos eventos promocionais, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.
Uma forma de agregar valor ao produto é atribuir a ele selos que garantem sua qualidade e diferenciação na produção, como o Selo Arte, que possibilita o reconhecimento do produto como artesanal, o que amplia o raio de comercialização e decorre no aumento de até 20 vezes no valor de venda do produto.
Essa agregação de produto contribui também para a maximização da margem de lucro na venda varejista, que já é maior em comparação com a atacadista, como já mencionado. A flexibilidade de definir preços de acordo com as estratégias de mercado e com a demanda dos consumidores permite equilibrar preços com percepção de valor de acordo e de acordo com os nichos de mercado que são alcançados. Nesse contexto, vale dizer o quanto o varejo é ideal para explorar nichos de mercado, atendendo a grupos específicos de consumidores com necessidades particulares.
Também, o mercado gourmet se destacou como uma vertente valiosa do varejo. Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos de alta qualidade, ingredientes exclusivos e experiências gastronômicas únicas. Os varejistas que se especializam em produtos gourmet, o que conversa diretamente com a agregação de valor ao produto e expansão do nicho de mercado.
Tudo isso traz a oportunidade de construir laços duradouros entre os consumidores e as marcas que comercializam, pois ao oferecer produtos de qualidade consistente, os varejistas estabelecem confiança e fidelidade à marca.
Entretanto, o consumo de pescados no Brasil ainda está muito longe de corresponder ao seu potencial máximo.
Para melhorar esse cenário, a cadeia produtiva como um todo, mas especialmente partindo do varejo, que é o elo final que lida diretamente com o consumidor, precisa elaborar estratégias para:
1) Ofertar o produto a preços mais competitivos.
2) Familiarizar o consumidor com o preparo de pescados, disponibilizando mais informações sobre o produto.
3) Esclarecer sobre os benefícios e qualidades da proteína dos peixes, para que ela não seja substituída pelas demais proteínas animais na primeira variação de mercado.
Diante desses desafios e oportunidades, é imperativo que o setor varejista adote abordagens inovadoras e estratégias voltadas não apenas para aumentar as vendas, mas também para educar e conscientizar os consumidores. Ao oferecer produtos a preços mais competitivos, promover o conhecimento sobre os benefícios nutricionais dos pescados e facilitar o acesso a informações sobre seu preparo, o varejo pode desempenhar um papel fundamental na promoção de escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
Dessa forma, ao se comprometer com a excelência no atendimento e com a responsabilidade social, o mercado varejista não apenas maximiza seus lucros, mas também contribui para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade.
A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso na área de piscicultura, proporcionando conhecimentos abrangentes, atualizados e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar os objetivos. O Curso Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.
Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo abaixo!
Conheça agora os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Thiago de Faria
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.