WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Sistema de Aquaponia: ambiente de cultivo em substrato

Esse é o sistema mais usado atualmente quando se quer uma baixa densidade de peixes e uma produção pequena, pois é muito prático e funcional

Sistema de Aquaponia: ambiente de cultivo em substrato   Artigos Cursos CPT

 

Esse é o sistema mais usado atualmente quando se quer uma baixa densidade de peixes e uma produção pequena, pois é muito prático e funcional. “É utilizado para aquaponia caseira. Nesse ambiente, porém, é preciso um grande volume de substrato como argila expandida, brita, seixos de rio, areia grossa, dentre outros, desde que não muito pequenos, uma vez que podem entupir o sistema”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

As bactérias nitrificantes colonizam o mesmo substrato onde as plantas se apoiam, e já funcionam como um filtro biológico. Quanto mais substrato, maiores serão as colônias de bactérias. Por isso, o recipiente que vai conter o substrato e as plantas pode ser uma bacia, uma caixa plástica etc., mas do tamanho que for conveniente para a quantidade de verduras a serem produzidas.

Um dispositivo importante nesse tipo de sistema é o sifão do tipo sino (Bell siphon) que permite o enchimento e o esvaziamento desse ambiente, repetidamente (sistema de inundação e drenagem – flood and drain). O ideal é que água preencha a cama até chegar a, aproximadamente, 2 cm abaixo do nível máximo do substrato e depois esvazie até o nível mais baixo possível, dentro das possibilidades estruturais e funcionais do sifão. Assim, as raízes se mantém sempre umedecidas, mas sem perigo de ficarem boiando e se deslocarem.

Esse sifão é responsável por fazer a água utilizada nas plantas voltar por gravidade para o tanque dos peixes. Ele proporciona oxigenação constante e homogênea tanto das raízes das plantas quanto nas colônias de bactérias. As bactérias nitrificantes, por sua vez, colonizam o mesmo substrato onde as plantas se apoiam, e já funcionam como um filtro biológico.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
- Aquaponia: o que é e qual a sua vantagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!