WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Sistema aquapônico: atenção especial à FILTRAGEM!

Sem filtragem pode ocorrer o entupimento de canos, filtros, bombas, drenos, bem como perda de eficiência dos biofiltros, das bombas e de outros componentes do sistema aquapônico

Sistema aquapônico: atenção especial à FILTRAGEM!   Artigos Cursos CPT

 

Para evitar que as estruturas e sistema hidráulico sejam obstruídos durante o processo de produção com restos de ração, partes de plantas que se soltam, dejetos dos peixes, colônias de bactérias mortas, algas etc., é preciso que haja mecanismos, em paralelo, capazes de separem os sólidos dos líquidos.

“Se não houver essa separação, pode ocorrer o entupimento dos canos, dos filtros, das bombas, dos drenos/saída da água, bem como perda de eficiência dos biofiltros, das bombas e de outros componentes associados”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

A primeira etapa dessa filtragem ocorre por meio de decantadores ou clarificadores. É um sistema de sedimentação por decantação, para retirar o excesso de sólidos suspensos, o excesso de sujeira, ou quaisquer resíduos que não devem ir para o biofiltro, porque vão diminuir a eficiência do biofiltro.

É importante que seja seguido esse tipo de critério:


Todo componente da estação de tratamento está passível de acumular sedimentos. Por isso, devem ser equipados com um sistema de drenagem por meio de dutos e registros, para que possibilite a limpeza frequente e de forma facilitada. Esse procedimento precisa constar no protocolo de manejo diário da aquaponia.

Existem situações onde há queda de desempenho zootécnico dos lotes de peixes, e até mortalidades, em razão do não atendimento, por parte do produtor, desse tipo de observação/orientação. Muitas vezes mesmo com o sistema mecanizado, não são observados esses detalhes quanto as drenagens, as descargas. Assim, de nada adianta.

Tem de haver a estrutura e tem de haver a rotina. Tem de haver a adoção e isso deve ser implementado efetivamente na piscicultura.

A água limpa, a mais clara, vai sair por cima e o material mais sujo, a chamada água cinza, vai ficar no fundo e sair nas descargas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
- Aquaponia: o que é e qual a sua vantagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira. 
Foto/Fonte: Google image.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!