
Já entendemos que a temperatura da água é de fundamental importância para o desenvolvimento adequado dos peixes. Mas, como é feita a sua medição e controle nos viveiros?
"A temperatura da água do viveiro deve ser monitorada na superfície do espelho d’água, na profundidade correspondente ao meio do viveiro e no fundo do mesmo", explica o Prof. Dr. Giovanni Resende de Oliveira, do Curso CPT Nutrição e Alimentação de Peixes.
Mas, em algumas exceções, não há necessidade de medição em todos esses níveis, como por exemplo:
• Em viveiros rasos e com alta transparência onde quase não há diferença de temperatura, a medição da temperatura de apenas um nível pode ser considerada como representativa de toda a massa d’água do viveiro; e
• Em viveiros com mais de um metro de profundidade e com transparência de 20 a 25 cm, a diferença de temperatura da superfície e do fundo do viveiro poderá variar de 2°C a 4°C. E, portanto, mesmo sendo um viveiro raso, além da aferição da temperatura na superfície, é recomendável que se faça a medição da água do fundo do viveiro.
Para medir a temperatura da água dos viveiros, utiliza-se termômetro, que pode ser o de mercúrio ou o digital, que são instrumentos bem simples de serem utilizados. Quando a temperatura for aferida com o uso do termômetro de mercúrio, será necessário coletar amostras das profundidade do viveiro para conhecer a temperatura da água. Para isso, pode-se fazer uma adaptação, usando materiais bem simples, como: recipiente de vidro com tampa de rolha, uma vara que tenha comprimento suficiente para alcançar o fundo do viveiro e um pedaço de barbante de mesmo comprimento da vara.
Os passos para esse procedimento são os seguintes:
• Fixar o recipiente na extremidade inferior da vara;
• Prender, de forma bem firme, a rolha em uma extremidade do barbante;
• Fixar o barbante ao longo da vara, mas de forma que fique com uma folga que possa deslizar, quando for puxado para cima;
• Feito isso, mergulhar o recipiente tampado no viveiro;
• Quando a profundade desejada for alcançada, puxar o barbante para destampar o recipiente e, com isso, permitir que água entre nele;
• Decorrido o tempo suficiente para que o recipiente seja totalmente cheio d’água, puxar a vara para retirar o recipiente, contendo a amostra de água, na profundidade desejada, do interior do viveiro;
• Para medir a temperatura da amostra de água, basta que o termômetro seja imerso no recipiente e se faça a leitura da temperatura. Nesse momento, recomenda-se não deixar o bulbo do termômetro encostar no fundo ou na parede do recipiente que contém a amostra de água que está sendo analisada.
Os termômetros digitais possuem um cabo que fica preso em uma extremidade, à base do instrumento; e na outra fica instalado o sensor de temperatura. Assim, o sensor pode ser mergulhado no viveiro, para se medir a temperatura na profundidade desejada.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.