Piscicultura: Pacu e Tambaqui

Dentre as espécies nativas adequadas à pesca esportiva, o Pacu e o Tambaqui são os que apresentam maior potencial para piscicultura

 

 O Pacu e o Tambaqui possuem carne sólida e de agradável sabor

A piscicultura no Brasil vem cada vez mais utilizando peixes nativos. No caso do Pacu e do Tambaqui existe a facilidade de comercialização, por se tratarem de peixes tradicionalmente consumidos pela população brasileira.  Outra facilidade que o produtor encontrará ao criar essas espécies, é que eles já foram pesquisados em diversas situações de cultivo. Este fato permitirá ao produtor criar Pacus e Tambaquis tendo como base informações zootécnicas, realizando projetos e estimando o retorno do investimento. Assim, o produtor tem mais segurança ao fazer um investimento no cultivo dessas espécies.

Além de possuírem características que vão desde excelente capacidade de adquirir peso, até rusticidade e qualidade de se adaptar, o Pacu e o Tambaqui possuem carne sólida e de agradável sabor, o que favorece muito a venda destes peixes. A comercialização deles é feita para restaurantes, feiras livres, supermercados, peixarias e pesque-pagues, que são negócios típicos da piscicultura.  

Na piscicultura, como em qualquer outra atividade zootécnica, para que seja possível realizar alta produção, é de extrema importância o papel das matrizes, e é essencial o uso de alimentos naturais. Para que os peixes possam se desenvolver é necessário um espaço adequado além de proteção contra venenos.

No Curso Criação de Pacu e Tambaqui ministrado pelo Professor Dr. Manuel Vasquez V. Júnior, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o produtor receberá informações que vão desde  análise mercadológica e financeira, passando por  construção dos tanques, manejo, até a comercialização.  Neste sentido, Manuel Vasques afirma que a primeira premissa para o planejamento de qualquer empresa é estabelecer objetivos claros, e no caso da criação de peixes é essencial saber para quem se vai produzir. Ele ressalta ainda que “o consumidor é o principal dos três segmentos que compõem o chamado mercado”.

Por: Beatriz Lázia

Cursos Relacionados

Curso Criação de Tilápias Curso Criação de Tilápias

Com Prof. Dr. Manuel Vazquez JR

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Gabriel Dias Guerche

18 de mar de 2019

Olá, boa tarde. Gostaria de saber se há possibilidade de criação de Pacu com uma dieta inteiramente voltada a alimentos de origem vegetal. Desde já agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar de 2019

Olá, Gabriel!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

edleuza sousa rocha

13 de nov de 2013

Estou pretendendo investir na criação de peixes em tanques redes e a espécie será tambaqui e lambari.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de nov de 2013

Olá, Edleuza!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Adao Oliveira Gomes

8 de ago de 2013

Olá, Gostaria de algumas informações sobre a criação de tambaquis, como por exemplo as características da agua, do local de criação, assim como também o tempo de criação até o abate.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de ago de 2013

Olá, Adão!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quanto às características da água, o pH e a concentração de oxigênio dissolvido são dois fatores essenciais.

O pH mede o grau de acidez da água. O pH 7 indica água neutra; abaixo de 7, ácida e acima, alcamina. Os peixes têm um crescimento mais adequado entre pH 7 e 8,5, mas têm crescimento satisfatório entre 6,5 e 9,5, sendo que fora dessa faixa o crescimento é muito lento.

O oxigênio dissolvido na água é importante para assegurar que os peixes possam manter o processo de respiração. A condição ideal é que a água contenha níveis superiores a 3,5 mg de oxigênio por litro de água.

Os tambaquis podem ser criados em:

- tanques de terra: que apresentam as condições mais próximas àquelas em que os peixes vivem em seu "habitat" natural. São construções menos onerosas, mas, que, em contrapartida, necssitam de maiores cuidados com sua manutenção, em virtude dos constantes reparos que precisam ser feitos. Estes tanques devem apresentar inclinação semi-intensivo e intensivo.

- tanques de alvenaria: são tanques que apresentam as paredes revestidas por tijolos, de preferência em espelho, podendou ou não serem revestidos por argamassa. O fundo deve ser de terra e as paredes podem apresentar uma inclinação de 30º. Não exigem muitos cuidados para sua manutenção sendo, por isso, de maior durabilidade. São recomendados para sistemas intensivos.

Para mais informações o CPT possui o curso Criação de Pacu e Tambaqui que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Carlos Ferreira

15 de abr de 2013

Caros Tenho em minha residencia um lago de 3 metros de comprimento, 4 metros de largura e 3 metros de profundidade de água de nascente natural e gostaria de saber como posso conseguir matriz de tambaqui para eu iniciar um processo de criação, neste ambiente já tenho carpa capim e tilápia. Desde já Muito obrigado Carlos Ferreira

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de abr de 2013

Olá, Carlos!

Agradecemos por sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por psicultures de sua cidade ou região para mais informações sobre onde encontrar alevinos de tambaqui para compra.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

agostinho de Lima Alfaia Filho

3 de ago de 2012

- Gostaria de comprar o curso de criação de peixe de tambaqui e pacu. O que preciso fazer? - Poderia também participar do treinamento - vocês podem me enviar a programação? - Vocês tem convenio com algum criador em que eu possa visitar depois do treinamento?. Obs. Estou inciando um projeto de criação do peixe aqui no amazonas.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago de 2012

Olá, Agostinho!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

fernando

9 de abr de 2012

Olá! Gostaria de saber mais sobre o curso de piscicultura, tempo, preços, etc. Aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr de 2012

Olá, Fernando! Nossas consultoras entrarão em contato em breve.

Outros artigos relacionados à área Piscicultura

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade