WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Aquaponia? Não erre no dimensionamento do BIOFILTRO!

Sem o dimensionamento correto dos biofiltros, as plantas iniciais da bancada passam a servir como barreira física, ou seja, suas raízes passam a fazer o papel de filtros, o que as prejudica

Aquaponia? Não erre no dimensionamento do BIOFILTROS!   Artigos Cursos CPT

 

Se você pretende trabalhar com a aquaponia, ou seja, com a produção integrada de hortaliças e vegetais com a criação de peixes, é extremamente importante realizar um dimensionamento adequado do biofiltro para o sistema aquapônico.

“No caso da filtragem, existe um tempo de permanência ideal da água nos compartimentos desse filtro que está entre a produção de peixes e as bancadas onde ocorre o cultivo das hortaliças”, afirma Thiago Archangelo Freato, professor do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia.

Quando não há esse dimensionamento correto, as plantas que estão inicialmente na bancada servem como barreira física, ou seja, elas acabam por fazer o papel que deveria ser feito no próprio filtro. Nesse caso, a matéria orgânica se acumula em volta das raízes e se percebe que as primeiras plantas têm um desempenho muito menor do que as posteriores. Ou seja, a água é filtrada pelas raízes das plantas iniciais e só as posteriores que se desenvolvem de maneira adequada.

Então, é muito importante na hora de se dimensionar, seja o filtro mecânico que vá fazer essa barreira física, ou o filtro biológico, onde ocorrerá a transformação da amônia, que isso seja feito de maneira adequada com cálculos previamente estipulados para que não ocorra esse tipo de problema.

Além disso, o problema do resíduo também pode causar o entupimento das conexões e dos canos que abastecem as canaletas de cultivo, causando problemas diretamente nas plantas de cultivo. Nesse sentido, a falta de água vai promover um ressecamento parcial ou completo dessas raízes ocasionando, então, um processo de desnutrição e, ou morte dessas plantas.

Existem diversos tipos de biofiltros, mas ainda estão em discussão e em estudo. Cabe à experiência de cada produtor chegar a um biofiltro ideal para cada tipo de cultivo e do dimensionamento mais adequado e seguro.

Para se dimensionar bem um biofiltro, é necessário conhecer e seguir dois critérios importantes:


I- A biomassa de peixes (que vai determinar a quantidade de ração ofertada por dia); e
II- O tipo de biofiltro, com sua dinâmica operacional e, o tipo de mídia que irá preenchê-lo, pois cada qual apresenta área superficial específica.

A partir daí teremos condição de calcular a relação volume de ração por área útil do biofiltro, ou seja, quilos de ração ofertada por dia e volume de mídias necessário.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Como explicar a boa qualidade da água no sistema aquapônico?
- Aquaponia: o que é e qual a sua vantagem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!