Todos os dias, dezenas de vagas de empregos são abertas. Delas, a maior parte está no setor de serviços, onde mais se emprega atualmente. Muitas empresas oferecem cursos de formação para os seus funcionários, com o intuito de moldá-los às necessidades da função que irão exercer e à própria filosofia da firma. No entanto, o ideal é se adiantar e buscar uma capacitação por si mesmo, e deste modo, se adiantar às exigências do mercado de trabalho.
O CPT -Centro de Produções Técnicas, desenvolve cursos nas mais diversas áreas, afim de oferecer uma preparação adequada às demandas do mercado e das expectativas pessoais de cada trabalhador. Assim, possibilitar o acesso do mesmo ao mundo do trabalho, que se modifica constantemente.
Numa capacitação adequada, os trabalhadores desenvolvem habilidades básicas e são estimulados a exercer potenciais específicos, conforme as competências de cada área e função. Além disso, são estimuladas questões que tratam da aparência, auto-estima, comunicação, relacionamentos entre as pessoas, tomada de decisões, trabalho em equipe e auto-gestão.
Aprendendo a coordenar pessoas
Quando uma pessoa procura por um emprego ou uma empresa por um funcionário, o encontro entre a vaga e o trabalhador envolve um processo de adequação que geralmente possui uma base em um gestor. A habilidade em gerir pessoas implica, basicamente, em saber reconhecer o potencial de cada comandado para exercer cada atividade.
Neste caso, é claro que é preciso haver certo talento ou inclinação pessoal, motivada inclusive, por gostos e vivências. Mas, é possível despertar esta capacidade de gestão e sobretudo, desenvolvê-la. O curso Gestão de Pessoas oferece as bases para se tornar um líder a partir de conceitos de motivação e satisfação, fazendo entender que é a partir disto que teremos colaboradores preparados e satisfeitos.
Cargo de gerente
A função de gerente exige, além das funções descritas acima, um profundo conhecimento da organização da empresa. No caso do setor varejista, exige, além disso, uma capacitação específica para o setor que mais cresce no Brasil. Este crescimento só acontece por meio de uma boa gestão.
Entre as aptidões importantes para o cargo estão: liderança, conhecimentos de marketing e do mercado com o qual trabalha, além de administração financeira, controle de estoque e contabilidade básica. Pensando nisto, o CPT elaborou o curso Treinamento de Gerente de Loja, uma maneira de capacitar o profissional para exercer o cargo de comando na empresa.
Segurança das empresas
Atualmente, conseguir manter a segurança nas empresas é complicado e envolve todos os funcionários no processo. O curso Segurança Patrimonial nas Empresas prepara os funcionários para manter o patrimônio da organização, necessário ao crescimento e manutenção da mesma.
Neste sentido, o programa do curso busca uma formação completa, que abrange conhecimentos de serviços de vigilância, incêndios e emergências, proteção perimetral e contra assaltos e furtos. Além dos princípios básicos, a administração e o planejamento da segurança patrimonial.
Preparação de secretárias e recepcionistas
Trabalhar diretamente com as pessoas exige preparo, dedicação e competência. As
secretárias e as recepcionistas lidam o tempo todo com o público e costumam ser o cartão de visitas da empresa.
Os cursos de Treinamento de Secretária e Treinamento de Recepcionista qualificam estas profissionais que servem como um elo entre o público e a empresa. A capacitação é imprescindível para que haja um controle das ações da organização, um planejamento adequado, e para um bom relacionamento entre as pessoas.
Preparação dos atendentes
Quem trabalha em lojas e lanchonetes, assim como as secretárias e recepcionistas, precisam saber se comunicar e tratar bem com as pessoas. No entanto, estes funcionários também devem conhecer bem os produtos que estão oferecendo aos clientes, pois é a melhor maneira de conquistar a confiança e a credibilidade.
Os cursos Treinamento de Atendente de loja e Treinamento de Atendente de lanchonete, capacita estes profissionais a compreender as diferenças entre os clientes e a transformá-las em boas chances de vendas, além de ensinar a preparar produtos mais atrativos aos olhos do comprador.
Por: Maria Clara Corsino.
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