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Importantes habilidades comportamentais para vencer na carreira

As habilidades comportamentais podem ser inatas ou desenvolvidas e/ou aprimoradas com qualificação e experiência profissional

Importantes habilidades comportamentais para vencer na carreira

De acordo com Marcos Lanna, professor do Curso CPT Treinamento de Gerente de Loja, as habilidades comportamentais, conhecidas no campo profissional como soft skills, são essenciais para uma carreira de sucesso. Atualmente, recrutadores de todo mundo concentram todos os seus esforços em busca de talentos com aptidões, como integridade, ética, empatia, adaptabilidade, proatividade e muitas outras.

Essas habilidades comportamentais podem ser inatas ou desenvolvidas e/ou aprimoradas com qualificação e experiência profissional. Vejamos as mais importantes:

Ética e integridade


Ética e integridade caminham juntas e são consideradas habilidades comportamentais valiosas. Tanto que, durante a seleção, os recrutadores procuram esses atributos nos candidatos antes de passarem para outras aptidões. Afinal, quando o colaborador é íntegro e ético, respeita o próximo, valoriza o bom desempenho dos colegas e toma para si a responsabilidade tanto quando erra como quando acerta.

Automotivação e proatividade


A automotivação leva o profissional à proatividade, a se antecipar diante de uma situação imposta pelo ambiente. Pessoas com essas habilidades praticamente não precisam ser supervisionadas, mas mesmo assim obtêm resultados vantajosos para a empresa. Essa capacidade de autogestão é um dos atributos mais procurados pelos empregadores, principalmente com o advento do trabalho remoto.

Autocontrole e equilíbrio


O autocontrole permite ao profissional agir com equilíbrio e sabedoria, em especial diante de situações conflitantes. Pessoas com essa importante habilidade comportamental possuem maior poder de concentração e foco nas atividades profissionais. Inclusive, sabem agir no momento mais oportuno e calculam todos os riscos antes de tomarem uma decisão definitiva, pois são pacientes e controlam suas emoções.

Adaptabilidade e resiliência


A capacidade de se adaptar a mudanças, sobretudo em momentos críticos, é outra habilidade comportamental valorizada por recrutadores e gestores. Pessoas com essa aptidão conseguem redirecionar rapidamente projetos, pois são criativas e engenhosas. Elas se mantêm firmes, confiantes e resilientes, mesmo em situações turbulentas e inesperadas, pois as enxergam de forma positiva e real.

Autoconsciência e empatia


Quando um profissional cultiva a autoconsciência, ele consegue se colocar no lugar do outro. Esse atributo comportamental, chamado empatia, permite que o colaborador compreenda as pessoas, sejam elas clientes, colegas de trabalho ou gestores. Com isso, o ambiente de trabalho se torna mais saudável, agradável e produtivo, pois os relacionamentos melhoram de forma significativa.

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Treinamento de Gerente de Loja

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Treinamento de Recepcionista

Fonte: Blog Beer or Coffee

Por Andréa Oliveira

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