WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Mastite subclínica - aprenda a diagnosticar

O diagnóstico da mastite subclínica é realizado a campo, com a utilização do Califórnia Mastite Teste, popularmente conhecido como CMT, e pela Contagem de Células Somáticas, a CCS

Mastite


Enquanto o diagnóstico da mastite clínica é bastante simples, feito visualmente por meio do teste da caneca de fundo escuro, o diagnóstico da mastite subclínica é mais complexo. É realizado a campo, com a utilização do Califórnia Mastite Teste, popularmente conhecido como CMT, e pela Contagem de Células Somáticas, a CCS.

Segundo Juliano Resende, professor do Curso a Distância CPT Ordenha Mecânica, em Livro+DVD e Curso Online, “A realização tanto do teste CMT como da CCS deve ser feita mensalmente, sendo mais indicada duas vezes ao mês. Os resultados serão usados para planejar a linha de ordenha, na qual os animais com maiores índices de mastite subclínica são ordenhados mais ao final da ordenha”.

O CMT é um teste comum e de fácil manuseio. Para ele, utiliza-se uma raquete apropriada, com quatro receptáculos que receberá o leite de cada teto. Sobre o leite colhido, é aplicada a solução CMT, que pode ser adquirida em lojas de produtos agropecuários. No teste, o leite de cada teto é coletado em cada compartimento da raquete até a marca indicada no compartimento, que corresponde a 2 mL de leite. A seguir, adiciona-se a solução CMT até que seja atingida a segunda marca indicada no compartimento, que garante a adição de 2 mL da solução. Na sequencia, são realizados movimentos circulares com a raquete, promovendo a mistura do leite com a solução CMT, quando ocorrerá ou não a formação de um gel. Por fim, a leitura do teste é feita em função da reação do leite com a solução CMT, de acordo com as indicações do fabricante do produto, como indicado na tabela. É importante que o CMT seja feito por um profissional treinado, preferencialmente sob orientação de um veterinário.

Grau CMT

Reações da mistura leite/solução CMT

Negativo

Não há formação de gel

Traço (falso positivo)

O gel se forma instantaneamente, mas logo

desaparece, não havendo alteração na

consistência

Fracamente positivo (+)

Rápida formação de gel no centro da solução,

que logo desaparece. Porém, observa-se leve

alteração na consistência

Positivo (++)

Formação visível de gel que, com a agitação,

tende a ficar mais fraca, havendo alteração na

consistência do material observado

Fortemente positivo (+++)

Forte formação de gel, que não desaparece

mesmo depois de algum tempo. Ocorre

também forte alteração na consistência

A CCS é um teste normalmente realizado pelas indústrias de laticínios que compram o leite dos produtores, sendo utilizada como indicador da qualidade do leite.

Análise dos resultados do teste para contagem de células somáticas (CCS)

Grau CMT

CCS*

Negativo

100.000

Traço (falso positivo)

300.000

Fracamente positivo (+)

900.000

Positivo (++)

2.700.000

Fortemente positivo (+++)

8.100.000

* Número de células somáticas por mL de leite.


É importante destacar que há uma associação entre os resultados do CMT e da CCS, o que pode ser observado na Tabela 5.4. Geralmente, se o CMT for negativo, a CCS estará abaixo de 100 mil, enquanto CMT positivo indica CCS altíssima (2.700.000).

Mastite x saúde humana


Não apenas aspectos econômicos devem ser considerados quando se analisa a mastite, uma vez que a incidência dessa doença gera perda de produção e o encarecimento do custo do produto, enquanto a indústria recebe um leite de pior qualidade. O controle da mastite também está associado a questões da saúde humana, pois algumas cepas de Staphylococcus aureus, causadoras de mastite, podem, por exemplo, produzir enterotoxinas no leite comercializado in natura mal refrigerado ou durante a produção de queijo produzido com leite cru. Depois de formada, essa toxina não pode mais ser destruída pelo calor e nem mesmo por dessecagem. Quando esses produtos são ingeridos por humanos, causam náuseas, vômitos e cólicas abdominais.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gado de Leite.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!