
Dentre os principais objetivos e funções do equipamento de ordenha, estão:
• Maximização da produção, ao permitir a ordenha rápida das vacas;
• A prevenção de lesões nos tetos e úbere;
• Manutenção da composição e da qualidade do leite;
• Oferta de conforto ao ordenhador.
"O uso apropriado da ordenhadeira e as condições adequadas de manutenção e dimensionamento são fatores fundamentais para que o produtor possa garantir alta qualidade para seu produto", explica o professor Juliano Resende do curso CPT Ordenha Mecânica
Entre as causas de funcionamento inadequado de um sistema de ordenha mecânica, pode ser destacada a ocorrência do nível de vácuo superior ao recomendado, por conta do ajuste mal feito do regulador de vácuo ou por mau funcionamento do vacuômetro.
Por outro lado, o componente do sistema de ordenha de maior importância para que a ordenhadeira massageie os tetos na frequência adequada é o pulsador, que deve ser ajustado em um ciclo de 0,6 segundos de ordenha e 0,4 segundos de massagem.
Por isso a importância de substituir periodicamente esses componentes, além de garantir que estejam sempre bem regulados e higienizados.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Anna Luiza Mariquito.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.